crossorigin="anonymous">
O objetivo da disciplina Psicologia da Aprendizagem é apresentar o conceito de aprendizagem e as diferentes abordagens de estudo deste processo psicológico, analisando as bases epistemológicas das duas principais concepções de aprendizagem, com ênfase nas teorias cognitivas da aprendizagem.
A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. ... O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina que se dedica a estudar as mudanças – ou a ausência delas – que atingem as pessoas no decorrer de suas vidas.
A psicologia do desenvolvimento é o estudo científico de como e por que os seres humanos mudam ao longo da vida. Preocupado originalmente com bebês e crianças, o campo se expandiu para incluir a adolescência, o desenvolvimento adulto, o envelhecimento e toda a vida.
Pfromm Netto (1976) considera que as tarefas de desenvolvimento são como “lições” que a pessoa deve aprender ao longo de sua existência para se desenvolver satisfatoriamente e ter êxito na vida. As tarefas não são estanques em cada etapa embora algumas sejam preferencialmente típicas dessa ou daquela fase.
O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.
O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – é uma medida resumida do progresso de longo prazo levando- se em conta três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O objetivo central do desenvolvimento é melhorar a vida humana. Isso significa ampliar as capacidades, as oportunidades e as escolhas das pessoas.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é a média aritmética de indicadores de três dimensões do desenvolvimento (educação, longevidade e renda).
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda. A importância desses indicadores é a abrangência que eles possuem, pois, de modo geral, todos os cidadãos de qualquer país, em alguma medida, são alcançados por uma dessas variáveis.
Todas as pessoas têm um corpo (dimensão física), têm pensamentos (dimensão mental ou cognitiva) e sentem emoções (dimensão emocional), mas há algo mais que faz parte delas que está fora destas três dimensões.
O ser humano compõe-se de dois princípios metafísicos, um material, que chamamos corpo, e outro espiritual, que recebeu o nome de alma. Pelo corpo, estamos no mundo físico, que compreende espaço e tempo e, pela alma, adentramos o mundo da cultura, que nós mesmos construímos e povoamos.
Quantas dimensões a física conhece?
Nessa abordagem, o espiritual, é compreendido como uma dimensão especificamente humana, não estando relacionado a algo da sacralidade ou religiosidade, mas com algo que permite ao homem exercer sua capacidade de unicidade e busca pelo sentido da vida.
1 A DIMENSÃO RELIGIOSA NA EXISTÊNCIA HUMANA Nessa linha de raciocínio, estreitam-se as relações entre espiritualidade e religiosidade, no qual a atividade de dar sentido requer, sem sombra de dúvida, uma interação religiosa na caminhada existencial.
A dimensão noética seria, então, uma dimensão não-determinada, mas determinante; a dimensão da unicidade, da identidade mais profunda do ser humano, implicando também a transcendência livre, criativa e responsável das limitações.
A quarta dimensão e a ortogonalidade Três dimensões ortogonais do espaço são conhecidas como comprimento, largura e altura. Portanto, a quarta dimensão é a direção no espaço que está em ângulo reto com estas três dimensões observáveis.
A quarta representa o tempo. Se estabelecermos um sistema de referência como o da figura , com três eixos perpendiculares entre si, qualquer ponto do espaço pode ser definido por três números, que representam as coordenadas do ponto em relação aos eixos. Tudo o que acontece, porém, acontece no tempo.
Alguns consideram a existência de uma quarta, mas ela seria o tempo, que não pode ser visto na tela do cinema”, explica o professor de física Ênio Kaufmann. No cinema 4D, além de enxergar com a profundidade do 3D, o espectador sente na pele o que acontece no filme.
O BIM 4D ou a quarta dimensão do processo BIM configura-se como a injeção de mais informações ao modelo para fornecer dados úteis que permitem otimizar e auxiliar a gestão dos projetos e da obra no canteiro por exemplo. O BIM 4D permite um controle e domínio maior do Tempo (Cronograma).
As dimensões da metodologia BIM segmentam-se em: a) 3D – renderização tridimensional do artefato; b) 4D – análise de compatibilização e planejamento; c) 5D – análise de custos; d) 6D – avaliação da sustentabilidade; e) 7D – gestão de instalações.
“ Com a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais.
3D ou BIM são duas formas de modelagem tridimensional de projetos de engenharia, porém, existe uma grande diferença entre elas. A primeira apresenta apenas um modelo simples, enquanto que a segunda leva em conta todo o gerenciamento do projeto.