crossorigin="anonymous">
Resposta: Narra a história de um amor improvável entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro. Iracema é uma índia da nação Tabajara.
o objetivo de textos no geral é transmitir algo a alguém.
Iracema, na obra, representa a cultura indígena, e possui uma postura submissa a Martim, representando assim o ideal de submissão que o índio teria ao branco. ... O romance de Martim e Iracema tem como metáfora a criação do Ceará. Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado.
Resposta. Uma relação de respeito e dependência, visto que Iracema, moradora dessa natureza, havia de cuidar e preservar, caso contrário, perderia sua moradia.
b) A intenção de Alencar era romancear e tratar como lenda, ao modo indígena, a origem do Ceará.
Resposta. Resposta: Iracema não podia se entregar a Martim por ser por ser portadora do segredo da jurema, que a obrigava a manter-se virgem.
O clímax do livro Iracema ocorre quando Iracema engravida de Martim e acaba morrendo no parto. Após a guerra entre Tabajaras e Potiguaras, Iracema e Martim se mudam para uma praia mais afastada, onde vivem com seu amigo Poti.
02 Iracema é comparada a elementos da natureza, como os lábios com sabor de mel, os cabelos da cor da asa da graúna e o porte semelhante ao da palmeira, e represen- tada como uma figura heroica, veloz e pertencente a uma tribo guerreira.
Em relação aos aspectos físicos, podemos perceber que Iracema tem muita habilidade com o arco e flecha e em se proteger quando é atacada. Isso demonstra uma característica guerreira da personagem.