crossorigin="anonymous">
A alfabetização científica é uma grande aliada da formação cidadã dos estudantes, já que tem como objetivo a apropriação dos conhecimentos científicos por parte dos alunos. Ela visa promover mudanças a fim de proporcionar benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o meio ambiente.
O termo alfabetizar, segundo Bueno (1996, p. 38), significa ensinar a ler. Se juntarmos esse termo com a definição de Ciências citada por Chassot (2003) chegamos à conclusão que, Alfabetização Científica é: ensinar a ler – e interpretar, a linguagem construída pelos homens e mulheres para explicar o nosso mundo.
De acordo com Miller, para um cidadão ser considerado como alfabetizado cientificamente deve apresentar, após o término da Educação Básica, níveis mínimos de entendimento em três eixos: conteúdos da ciência; natureza da ciência; e impacto da ciência e tecnologia na sociedade.
O letramento científico refere-se tanto à compreensão de conceitos científicos como à capacidade de aplicar esses conceitos e pensar sob uma perspectiva científica. Envolve reconhecer e comunicar questões que podem ser investigadas cientificamente, e saber o que está envolvido nessas investigações.
Letramento científico: uma ferramenta necessária para aprender a ler o mundo. “É preciso ler o mundo”. ... O objetivo foi discutir o aprendizado das ciências como uma das bandeiras da educação formal e não formal, e como condição para alcançar o desenvolvimento econômico e social.
De acordo com Fourez (2003), a alfabetização científica poderia atingir os seguintes objetivos: desenvolver no discente competências de entendimento do mundo técnico-científico para saber usufruir desses conhecimentos e decodificar o próprio universo, tornando-o menos misterioso, como também construir uma autonomia ...
Tem como finalidade o desenvolvimento integral do sujeito até os cinco anos de idade, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, numa ação pautada na construção de competências e habilidades, possibilitando, desta forma, sua formação enquanto sujeito histórico.
A educação científica desenvolve habilidades, define conceitos e conhecimentos estimulando a criança a observar, questionar, investigar e en- tender de maneira lógica os seres vivos, o meio em que vivem e os eventos do dia a dia.
A ciência e a tecnologia transformaram a vida, poupando-nos das durezas dos extremos climáticos, da baixa produtividade das plantações, da mortalidade das doenças que dizimavam populações.
Desta forma, o letramento científico com certeza faz da formação de uma cidadania uma cidadania melhor, porque se todos nós como pessoas de uma sociedade olharmos para a nossa volta com um olhar de interesse científico e investigação, não deixamos passar as coisas, a gente vai se preocupar com que elas aconteçam ...
O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.
O ensino de ciências na Educação Infantil propicia a interação com diferentes matérias, a observação e o registro de muitos fenômenos, a elaboração de explicações, enfim a construção de conhecimentos e de valores pelas crianças.
Desta forma a disciplina de Ciências tem como objetivo socializar o conhecimento científico que resulta da investigação da natureza para interpretar racionalmente os fenômenos naturais observados, resultantes das relações entre elementos fundamentais como o tempo, espaço, matéria, movimento, força, campo, energia e ...
Quando comparada à abordagem tradicional, a metodologia ativa apresenta inúmeros efeitos positivos, como: