Projetada e testada em Laboratório da Franklin Electric, a nova Boia Elétrica da Schneider Motobombas é a melhor opção para sua caixa d'água. Indicada para controlar o nível de água de cisternas e caixas d'água, a Boia Elétrica protege a motobomba para que ela não trabalhe sem água.
Para acionar o sistema, é ligado um dos cabos da bomba na rede elétrica, enquanto o segundo cabo vai ao contator, já o contator fica em paralelo com a boia inferior e outro cabo do contator é ligado na boia superior, por sua vez a outra extremidade da boia superior é conectada ao outro polo da rede elétrica.
Instalar um SENSOR CAIXA na altura máxima da caixa de água ou reservatório. Instalar o outro SENSOR CAIXA abaixo de 5cm de distância, e o SENSOR COMUM abaixo com no mínimo 5cm. Após a instalações dos sensores, ligar o cabo BOMBA na bomba do poço, em seguida fazer a ligação do SMART na rede elétrica.
Ligar com o poço ou reservatório cheio, desligar com o poço ou reservatório vazio: utilizar os cabos marrom e azul, isolar o cabo preto. Para controle automático do nível de água do reservatório. Desligar com o reservatório cheio, ligar com o reservatório vazio: utilizar os cabos preto e azul, isolar o cabo marrom.
Para proteger sua instalação elétrica, recomendamos a utilização de um disjuntor de 15A. Recomendamos o uso de mangueira de polietileno de 3/4", com 2 mm de parede, no mínimo, exceto no caso da bomba modelo 950 onde a mangueira utilizada deverá ter a medida em 1'.
Utilize uma válvula redutora de pressão Outra opção para regular a pressão na boia da caixa d'água é instalar uma válvula redutora de pressão diretamente no canal de alimentação do reservatório. Assim, você pode regular a pressão manualmente e de acordo com as necessidades.
CAUSAS DO PROBLEMA Existem casos de barulhos decorrentes de fenômenos como golpe de aríete, cavitação e pressão excessiva, que poderiam ser reduzidos através de adequações do projeto hidráulico. ... Ou seja, nem sempre os sons são resultantes de falhas no projeto.
O principal método de remover o barulho do ar batendo nos tubos é deixar a água em movimento por um determinado. Período de tempo, o que possibilitará empurrar o ar para fora dos canos, que sairá pelas torneiras que deixaremos abertas.
Para diminuir o barulho no pressurizador de água, separamos duas dicas. Confira a seguir: Caixa acústica para o motor: Esse tipo de equipamento consegue fazer com que os ruídos fiquem mais amenos. A dica é construir uma caixa de madeira um pouco maior que o motor e revesti-la com espuma isolante.
Para abafar o barulho excessivo do motor, uma dica é comprar em lojas de acessórios feltro anti-ruído para ser instalado sob o capô do carro. Ao preço médio de R$ 20, o feltro é auto-adesivo e vem na medida exata da peça.
Ajuste da sensibilidade
Realizar a limpeza do fluxostato utilizando água corrente e uma escova pequena, para a retirada dos detritos em seu interior. Ao instalar novamente o fluxostato, atentar ao sentido de fluxo de água, pois caso haja uma montagem invertida, poderá ocorrer danos tanto ao pressurizador quanto ao fluxostato.
Se você vai colocar próximo a caixa d'água, a caixa deve estar abaixo ou no mesmo nível da bomba. Se você vai colocar para abastecer uma máquina de lavar roupa, o pressurizador de água de fluxostato deve ficar acima da tubulação de água da máquina. Ela não funciona se ficar abaixo da rede de abastecimento de água.
É obrigatória a instalação da válvula de retenção que acompanha o produto. Esta instalação deverá ser feita sempre na tubulação de entrada do equipamento (no caso de tanque cisterna no início da tubulação).
Esse sistema mantém a pressão constante na rede hidráulica durante todo o tempo, havendo ou não o consumo. Dessa forma, sempre que houver queda da pressão, o sistema é acionado até atingir a vazão ideal, e se desliga automaticamente quando a pressão é restabelecida.