Ao longo dos anos, o termo foi utilizado para se relacionar com o estudo da mente humana. Já a palavra motriz significa movimento. Assim, psicomotricidade é o estudo do indivíduo tendo o movimento como aspecto centralizador.
É a capacidade de manter-se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo utilizando uma combinação adequada de ações musculares, parado ou em movimento. Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar.
Atividades Lúdicas que Auxiliam na Psicomotricidade
Regulamentada a Profissão de Psicomotricista
Conheça quais são as áreas psicomotoras
A pós-graduação em Psicomotricidade EaD, habilita o profissional para atuar nas áreas de educação, desenvolvendo ações que priorizam a inter-relação entre psiquismo e motricidade do desenvolvimento humano.
O objetivo da Psicomotricidade Funcional é educar de forma sistêmica as variadas condutas motrizes com relação às dificuldades encontradas por uma criança ou adulto. Procura assim, uma maneira de melhorar a integração do indivíduo na vida escolar e social.
Para as sessões de Psicomotricidade Relacional, é de suma importância a utilização de uma sala ampla, arejada, livre de objetos que possam comprometer a integridade física das crianças, porque nas sessões são empregados materiais tais como: bolas, bambolês, cordas, caixas de papelão, tecidos, jornais e espaguetes, ...
Pergunta 4 /1 Assinale a alternativa que representa o que a psicomotricidade relacional possibilita ao indivíduo: Correta (E) Regulação das suas emoçõ... ... Pergunta 6 /1 O jogo infantil é mais que uma representação. É uma linguagem em que a criança expressa e liquida suas angústias e limitações.
As Principais Vertentes da Psicomotricidade A psicomotricidade evidencia três vertentes: a reeducativa, terapêutica e educativa.
O brincar é entendido como o ato motor que os indivíduos realizam conscientemente ou não, em busca de prazer. ... O trabalho sustentado na ação do brincar permite interferir, com base nas observações seletivas que são realizadas, nas construções de aprendizagens das crianças.
Nossa pesquisa, cujo resultado apresentamos nesse trabalho, indicou que a intervenção em psicomotricidade relacional permite o regaste do sujeito, liberando de forma construtiva sua agressividade, o que favorece uma melhor adaptação as atividades escolares e consequentemente ao processo de aprendizagem.
Em sala de aula, podem usar jogos recreativos que estimulam os seguintes aspectos: motor, social, afetivo e cognitivo. Nas aulas de educação física, o professor precisa evitar a repetição de movimentos de forma mecânica e priorizar atividades que desenvolvam corpo e mente.
8. Que elementos são valorizados na prática psicomotora? Espontaneidade, exploração, prazer, percepção sensorial, movimento dinâmico, criatividade, expressão, compreensão essencialmente cognitiva.
NA INTERVENÇÃO PSICOMOTORA RELACIONAL FICOU CLARA A PULSÃO AGRESSIVA DESTRUTIVA DA CRIANÇA, CARACTERIZANDO UM COMPORTAMENTO VIOLENTO DIRIGIDO AO ESPAÇO, AOS OBJETOS, AOS SEUS PARES E AOS ADULTOS (PSICOMOTRICISTAS RELACIONAIS).
A literatura aponta que o perfil psicomotor está normalmente afetado em crianças com Dificuldades de Aprendizagem. ... Os resultados apontam que os aspectos da psicomotricidade que mais se relacionam com as DA são à percepção visual, coordenação motora fina, coordenação motora grossa e integração viso motora.