Saint-Exupêry escreveu que “Apesar da vida humana não ter preço, agimos sempre como se certas coisas superassem o valor da vida humana”. No entanto, basta uma pequena reflexão para entendermos que nada tem mais valor na vida que a própria vida.
Reflexões Trabalhistas Além da soberania, da cidadania, da dignidade da pessoa humana e do pluralismo político, constituem os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa dois pilares em que se assentam as bases de nossa pátria.
O Valor Econômico é definido em relação às trocas econômicas efetivas, atuais ou potenciais, enquanto o Valor Social é definido em relação às ações de promoção das pessoas, ou seja, ao desenvolvimento humano.
Mas por que os valores morais são tão importantes na sociedade? ... Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.
Os costumes são, grosso modo, a própria moral. ... Isso significa dizer que os valores morais são uma espécie de “código de conduta” que dita como cada indivíduo deve agir no interior daquela sociedade para integrar-se e adequar-se a ela.
Os valores individuais Os valores são crenças duradouras sobre formas específicas de comportamentos sociais ou sobre estados abstratos de existência (Rokeach, 1973). Recentemente, Schwartz e Bilsky (1987) identificaram princípios motivacionais básicos subjacentes aos valores individuais.
Clique e entenda os conceitos de valores morais e inversão de valores. Representa aquilo que define nosso perfil, o caráter e até a personalidade da pessoa. ... E aquela pessoa que comete a inversão de valor (Não segue as regras, inflige as leis) não tem moral, nem ética, sendo desrespeitada pela sociedade.
A decadência da moralidade está estampada nas fraudes políticas, nas leis que defendem o individualismo, nas pessoas que não se preocupam com o próximo, nas propagandas que estimulam a sexualidade e ainda na sociedade que se deixa influenciar.
Os cristão passam por uma inversão de valores relacionada a maneira de viver e pensar o mundo. A ética cristã envolve a forma como você conduzirá sua vida. A base para a nossa ética cristã é a Palavra de Deus, ou seja, a Bíblia. Ela sempre foi considerada como princípio de regras de fé e conduta dos cristãos.
Qual a diferença entre Ética e Moral? A moral refere-se ao conjunto de normas e princípios que se baseiam na cultura e nos costumes de determinado grupo social. Já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral, que nos diz como viver em sociedade.