Dono de uma vasta obra, Monet misturou técnicas de pinceladas sutis e mais rápidas em suas telas. As cores vivas e a luminosidade são características presentes em sua obra.
Na nova cidade, o rio Sena e as demais belas paisagens serviram de inspiração para inúmeros quadros do artista e de seus companheiros de pintura, como o quadro "Impressão, nascer do sol", de 1872. Em 1878, passando por mais uma crise financeira, o pintor voltou a morar em Paris com sua família.
Paul Cézanne, o artista Em Paris, Cézanne conheceu o impressionista Camille Pissarro.
Por que a principal característica impressionista é a luz de um único momento, por isso eles saíram, para conseguir capturar estes momentos únicos que podem ser vistos somente na natureza. Uma curiosidade é que os mesmo não utilizavam tinta preta, suas cores eram originadas por meio da mistura das xores primárias.
Os impressionistas, como Monet, evitam pintar de memória. Apesar da névoa encontramos representados, elementos do porto, como guindastes e navios. Os reflexos mostram o movimento das águas, que estão crispadas. A composição de “Impressão – Nascer do Sol”, plana e bidimensional, é influenciada pela arte japonesa.
Os principais temas do Impressionismo eram a natureza e as paisagens em geral que envolviam desde os salões de festa, o nu artístico e as bailarinas. O maior pintor impressionista foi Claude Monet. Pinturas que mostravam a tonalidade que os objetos possuem refletindo a luz do sol.
A principal relação entre a fotografia e o impressionismo é que a invenção da fotografia ajudou a impulsionar o impressionismo, pois os pintores desse movimento representavam em suas telas o relacionamento com a natureza de forma a ser tão realistas quanto uma fotografia. ... O impressionismo foi um marco na arte moderna.
Resposta: Segundo Eugène Boudin, o Impressionismo é “um movimento que leva a pintura ao estudo da luz plena, do ar livre e da sinceridade na reprodução dos efeitos do céu”, daí a proximidade com a fotografia. ...