Eletroduto flexível corrugado e plano Esse tipo de eletroduto pode ser considerado o mais popular e usado na maior parte das instalações. Normalmente feito em PVC, é recomendado para ser usado em paredes, pois devido à sua flexibilidade é possível de ser curvado, acompanhando facilmente a estrutura da construção.
Algumas regras básicas devem ser observadas na instalação dos conduítes:
E para garantir a segurança elétrica da sua casa ou empresa é imprescindível conhecer os tipos de eletrodutos. De uma forma geral, eles podem ser metálicos ou isolantes, além de magnéticos ou não magnéticos e são classificados em: curváveis, rígidos, flexíveis e transversalmente elásticos.
Por isso a norma NBR 5410 fixa o espaço máximo do eletroduto que pode ser ocupado: 53% no caso de um condutor. 31% no caso de dois condutores. 40% no caso de três ou mais condutores.
Há dois tipos de eletrodutos corrugados: o amarelo, mais fino, e o laranja, mais reforçado. Como explica o pessoal do Departamento de Qualidade da Krona, ambos são destinados às instalações elétricas de baixa tensão, mas têm diferentes especificações.
DE ACORDO COM A NBR br> Os Eletrodutos de PVC rígidos são fabricados nos diâmetros ½”, 3/4”, 1”, 1¼”, 1 ½”, 2”, 2 ½”, 3” e 4”. Destinados a conter condutores elétricos providos de isolação, permitindo sua colocação como a retirada por suas extremidades.
Tabela de Ocupação Máxima de Cabos em Eletrodutos
Seção dos condutores Seção nominal de um fio é a área de sua seção transversal. Seção nominal de um cabo (conjunto de fios encordoados) é soma das áreas das seções transversais de seus fios. A seção nominal que falamos é a seção do condutor, o que não inclui os isolantes e protetores.