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AS SEMELHANÇAS ENTRE SÓCRATES E OS SOFISTAS É QUE AMBOS TÊM INTERESSE EM ÉTICA E POLÍTICA. AS DIFERENÇAS MARCANTES ENTRE ELES QUESTIONOU SE A VIRTUDE PODE SER DEFINIDA NO ÂMBITO DA POLÍTICA.
Resposta: As semelhanças é que eles viveram na Grécia antiga, possuíam uma visão de como deveriam lidar com o conhecimento. Mas há mais diferenças do que semelhanças, já que os sofistas faziam parte de uma escola que buscava aprimorar a retorica e ensinar os jovens a ter conhecimentos acerca da politica.
Para ele, os sofistas ensinavam a argumentação a respeito de qualquer tema, mesmo que os argumentos não fossem válidos, ou seja, não estavam interessados pela procura da verdade e sim pelo refinamento da arte de vencer discussões, pois para eles a verdade é relativa de acordo com o lugar e o tempo em que o homem está ...
Eles acreditavam que não existiam verdades absolutas, tudo podia ter um ponto de vista e ser alterado para cada indivíduo. Eles usavam da retórica (seria algo como falar bonito, ser bem persuasivo) para conseguir fazer alguém acreditar em qualquer coisas que eles falavam, não importando se fosse verdade ou não.
Os sofistas ensinavam principalmente os jovens a debater em público e a defenderam suas opiniões e seus pontos de vista. A finalidade desse método era o desenvolvimento do poder de argumentação para derrubar as teses contrárias e convencer as pessoas.
O termo "sofista" tem sua origem no idioma grego, a partir da palavra "sophistēs", derivada de "sophia" e "sophos", significando "sabedoria" e "sábio" respectivamente. O termo Sophistēs foi originalmente utilizado por Homero, para descrever alguém habilidoso em uma determinada atividade.
As lições dos sofistas tinham como objetivo, o desenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade retórica, do conhecimento de doutrinas divergentes. Eles transmitiam, todo um jogo de palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses dos adversários.
Sobre os sofistas e correto afirmar : (A) tinham como o objetivo desenvolver o poder da argumentação, baseado na verdade real e na essência das idéias. (B) eram sábios, detentores de alto saber filosófico.
Resposta: 1) A palavra sofista tem origem no termo sofós, que remete à noção de sábio ou que possui sabedoria. educar os homens para a vida em sociedade. ... soluções a respeito do homem e sua vida em sociedade.
Significado de Sofista substantivo masculino e feminino Pessoa que raciocina usando sofismas. substantivo masculino Filósofo retórico, na Grécia antiga: Sócrates combatia os sofistas.
Eram vistos como habilidosos oradores pelas pessoas, reconhecendo-se a importância das palavras e do uso da lógica. Eles podem ser considerados instrutores itinerantes contratados para ensinar retórica para fins políticos. O que restou de seus pensamentos foram poucos fragmentos e menções em outros textos.
Para ele, os sofistas ensinavam a argumentação a respeito de qualquer tema, mesmo que os argumentos não fossem válidos, ou seja, não estavam interessados pela procura da verdade e sim pelo refinamento da arte de vencer discussões, pois para eles a verdade é relativa de acordo com o lugar e o tempo em que o homem está ...
O sofista era alguém a que hoje chamaríamos de sábio. Ensinavam tudo o que se podia ensinar, "tinham a pretensão de formar homens completos, habituados a todas as subtilezas do pensamento reflectido, hábeis em manejar a palavra, corajosos e fortes na acção, dignos de todos os triunfos, de todas as felicidades".
O conceito de justiça, para os sofistas, é igualado ao de lei. Já a Sócrates pode ser atribuída a origem da ética (ou filosofia moral). Para Platão, a justiça é a virtude do cidadão e do filósofo que tem predominância sobre as outras.
A ação justa é aquela que tem por objeto o justo, enquanto a ação injusta é aquela que tem por objeto o injusto (EN V, 7 1135 a 9-10).
A racionalidade é um caminho possível para se formular as ideias de justiça. ... Assim, nem sempre algo que consideramos correto moralmente, pode ser entedido como justo no sentido racional.
Já a ordem civil são as leis e princípios que regulamentam o comportamento e os interesses privados de uma sociedade. Também a ordem é considerada algo que se deve fazer por alguém que pediu ou mandou guardar ou arrumar alguma coisa.
O Direito, por seu turno, é uma invenção humana, um fenômeno histórico e cultural concebido como técnica para a pacificação social e a realização da justiça. Em suma, enquanto a Justiça é um sistema aberto de valores, em constante mutação, o Direito é um conjunto de princípios e regras destinado a realizá-la.
O sentido de justiça de Kant, extraído da razão, caminha em conformidades com as leis externas consolidadas na racionalidade e precipuamente de mãos dadas com o dever ético para com os outros. É o dever ético criando pontes entre a racionalidade e as leis frias, entre o dever jurídico e a moral.