crossorigin="anonymous">
Mandioca, aipim, macaxeira, castelinha, uaipi, maniva, maniveira...todos esses nomes são maneiras de chamar a mesma espécie de raiz tuberosa pelo Brasil. Ela é tão importante que foi considerada alimento do século 21 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ganhou um programa inteirinho do Minha Receita como homenagem. Parece justo para um ingrediente que pode virar tantos alimentos diferentes, como mandioca frita, assada, farinha, tapioca, biscoito de polvilho salgado e doce, pão de queijo, tucupi e sagu. Mas afinal, de onde vem a mandioca?
Aliás, por seu uso na culinária ser um pouco restrito, a indústria têxtil e farmacêutica aproveitam deste ingrediente para a fabricação de produtos não alimentícios.
Variedade de mandioca indicada para uso industrial e que apresenta boas características agronômicas, a exemplo da alta produtividade, resistência ...
A mandioca tem origem brasileira e espalhou-se pelo mundo a partir de Portugal e suas colônias, principalmente as africanas. O ingrediente nativo do País já era plantado pelos índios como parte fundamental do cardápio, junto com feijão e milho. Inclusive, o nome mandioca vem do tupi-guarani “Mani-oca”, ou “casa de Mani”.
Mas, hoje nós viemos te contar as principais diferenças destes termos que são usados para se referir a um tubérculo que é cultivado pelos indígenas bem antes da invasão dos europeus.
Para aliviar seu coração, a notícia que eu tenho para te dar é que a mandioca, a macaxeira e o aipim são todos da mesma espécie. Seu nome científico é Manihot esculenta.
Concordo com você Valdete! Sou amazonense e fui criada com o aipim ou macaxeira, e minha mãe nos oferecia no café das manhães quentinha com manteiga derretendo sobre o aipim. É muito diferente mesmo.
Calma querido leitor! Nós vamos te explicar tudinho sobre isso! Esta dúvida, que já virou meme nas redes sociais e até estampa para camisetas, é um assunto polêmico que às vezes gera até discussões.
crossorigin="anonymous">
Portanto, a resposta para a pergunta é que tanto mandioca quanto macaxeira são corretos, mas a diferença entre elas reside no teor de ácido cianídrico, classificando uma como brava e a outra como mansa.
A nomenclatura varia conforme a região do país, mas a forma de consumo também difere. No Nordeste, é comum consumi-la cozida ou na forma de farinha, enquanto no Sudeste e no Sul, é mais comum consumi-la como caldo ou frita. Independentemente do preparo, a mandioca é uma excelente fonte de energia, pois é rica em amido.
Além de ser muito benéfica para o nosso sistema cardiovascular, a macaxeira também pode auxiliar no funcionamento do seu intestino, bem como fortalecer seu sistema imunológico.
A macaxeira, quando consumida in natura, é considerada mansa. Por outro lado, a mandioca passa por processamento e industrialização para a produção de polvilho, farinha e goma, sendo classificada como brava.
E ainda existe outro tipo de mandioca que é a madicaba, ela tem bastante líquido e é adocicada. Pode ser comida in natura ou fazer mingau (mandicueira). Eu já tomei o mingau é uma delícia!
A eterna dúvida sobre o nome correto - mandioca ou macaxeira - é frequente no Brasil. No entanto, pesquisadores explicam que existe, de fato, uma diferença entre as duas, fortalecendo a distinção entre elas e desmistificando o mito. A diferença reside no fato de uma ser "brava" e a outra "mansa".
Pode-se guardar em lata e, quando se precisar dela fresca, deixar de molho na véspera para usar no dia seguinte.”
Blog do Gugu Se o molho queimou, basta colocá-lo em outra panela e adicionar uma pitada de açúcar para tirar o gosto de queimado do seu molho.
Importante: a tripa ou veio escuro de um camarão é o seu trato intestinal que, se não for retirado, dará um sabor amargo, além de ser desagradável de mastigar (parece areia). ... A tripa é o trato intestinal do camarão, um veio negro que percorre o corpo todo do crustáceo e pode ser facilmente identificado.
O problema do amargo estava no manjericão, pois quando ele era colocado num processador ou amassado em pilão ele soltava um líquido e amargava o molho.
15 dias
Ingredientes