crossorigin="anonymous">
Marília de Dirceu
Inaugurado no Brasil por Cláudio Manuel da Costa, o arcadismo desenvolveu-se principalmente na região aurífera que hoje corresponde a Minas Gerais. Boa parte dos poetas árcades viveu em Vila Rica, atual Ouro Preto. Iniciavam no Brasil os preceitos estéticos do bucolismo e do neoclassicismo europeus.
Cláudio Manuel da Costa - Obras Poéticas de Glauceste Satúrnio (sonetos, epicédios, romances, éclogas, epístolas, liras) (1768); - O Parnaso Obsequioso e Obras Poéticas (1768); - Vila Rica (1773); - Poesias Manuscritas (1779).
CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS De acordo com a estética árcade, cultiva a simplicidade, a poesia bucólica e pastoril, que exalta a natureza, a inquietação amorosa platônica e Nize, sua musa mais freqüente.
A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição). Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.
A Linguagem do Arcadismo é racional, clássica e sem rebuscamento, ou seja, adota um vocabulário simples. ... As principais características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana), o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas cotidianos e relacionados com a natureza.
Sobre as características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto: ... O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos. c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.
Características do Arcadismo
O Arcadismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII. O movimento foi caracterizado pela valorização da vida bucólica, vivida no campo e com simplicidade. O Arcadismo também valorizava muito os elementos da natureza.
O Arcadismo no Brasil foi um movimento literário que valorizava a simplicidade, exaltava a natureza e buscava o equilíbrio em uma vida campestre. Neste texto, você poderá conhecer mais sobre esta escola literária, contexto histórico e principais autores.
Resposta. Olá, O iluminismo influenciou o Arcadismo porque seus preceitos foram determinados pela revolução intelectual ocasionada por volta dos séculos XVII e XVIII, o qual trazia como lema: liberdade, igualdade e fraternidade, o que influenciou os pensamentos arcádicos da época na Europa.
Arcadismo no Brasil Influenciado pela independência dos EUA, pela opressão administrativa portuguesa, pelo ocasional declínio do ouro e pelas ideias dos filósofos do século das luzes, um movimento iniciou-se no Brasil: a Inconfidência Mineira buscava a independência do Brasil.
No Brasil, o Arcadismo chega numa época em que os ecos de liberdade vindos da Europa e dos Estados Unidos provocam um verdadeiro frenesi entre os intelectuais. A independência das treze colônias norte-americanas desencadeia a Inconfidência Mineira, em 1789, e é no interior dela que nasce o arcadismo brasileiro.
Oposição ao Barroco O Arcadismo se opõe ao Barroco, porque é simples e não exagerado como as obras barrocas. A expressão em latim inutilia truncat, que significa “cortar o inútil”, transmite o desejo dos árcades em deixar de lado os exageros - que eles consideram inútil - para manter o equilíbrio nas suas obras.
O arcadismo buscou retomar aspectos da Antiguidade Clássica e do Renascimento. Por essa razão, também é chamado de Neoclassicismo. A própria palavra Arcadismo deriva de Arcádia que é um lugar da Grécia, que possuía paisagem bucólica.
O Arcadismo também valorizava muito os elementos da natureza. A escola literária também ficou conhecida como Setecentismo porque surgiu no começo dos anos 1700. ... Isso explica a presença da mitologia greco-romana e do pastoralismo nas obras arcadistas.