crossorigin="anonymous">
A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada (Paleolítico Superior) é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.
As principais características da arte rupestre No geral, exibiam representações de plantas, animais, pessoas do período em que viviam, e imagens do seu cotidiano, tais como os rituais, danças, caça, alimentação, etc. Ademais, o homem pré-histórico também se expressava por meio de esculturas em madeira, osso e pedra.
PALEOLÍTICO SUPERIOR – PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DOS DESENHOS DA IDADE DA PEDRA LASCADA É O NATURALISMO. O ARTISTA PINTAVA OS SERES, UM ANIMAL, POR EXEMPLO, DO MODO COMO O VIA DE UMA DETERMINADA PERSPECTIVA, REPRODUZINDO A NATUREZA TAL QUAL SUA VISTA CAPTAVA.
O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Esse nome é decorrente de uma habilidade desenvolvida pelos primeiros seres humanos na produção de ferramentas e instrumentos de trabalho.
Os homens do período Paleolítico eram basicamente caçadores e coletores, além de nômades, abrigavam-se em cavernas ou sob grandes rochas. ... Os desenhos e pinturas que se destacam nesse período são as incríveis imagens de bisões, cavalos e bois pintadas em paredes e tetos de escuras e quase inacessíveis cavernas.
Era registradas através de pinturas rupestres que serviam como meio de comunicação entre eles, já que pela fala eles mal conseguiam se entender...
Uma descoberta importante nesse período foi domínio do fogo. Estima-se que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África oriental. Com seu controle, os grupos passaram a se aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc.
No caso do Paleolítico, o grande destaque são as pinturas rupestres, que são as gravuras desenhadas nas paredes de cavernas.
Note que a arte no paleolítico está intimamente relacionada ao campo espiritual, de modo que os homens já buscavam explicações sobrenaturais para a vida na Terra. Segundo pesquisas, o artista era considerado um “ser superior”, que possuía poderes mágicos, o qual fazia uma mediação entre a realidade e a arte divina.
Eram de figuras femininas de seios fartos e grande quadril, as características de uma mulher preparada para dar a luz ou de boa forma para dar a luz, as esculturas representava a fertilidade eminente, eram usadas em cultos relacionados a fertilidade e sexualidade.
A arte no período paleolítico é representada pelas pinturas e gravuras produzidas pelos homens primitivos durante a primeira fase da Pré-história. ... As primeiras manifestações artísticas desse período, denominadas de arte rupestre, foram encontradas através de escavações arqueológicas realizadas no início do século XX.
A arte desenvolvida no paleolítico e no neolítico utilizou-se de técnicas que só foram utilizadas milhares de anos depois, mais especificamente na época da Renascença. ... A arte rupestre é o nome que se dá a essas representações pictóricas. Essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas.
Arte no paleolítico:predomínio do poder de abstração, a arte se revela mais elaborada do que no paleolítico isso por que a valorização da geometrização das formas é mais forte.as imagens adquirem ideias de movimento, o artista no neolítico começa a se preocupar com noções d beleza e efeitos decorativos...
A arte neolítica aponta para uma maior especialização em relação ao período anterior, o paleolítico, não somente pelo novo tratamento dado à pedra, ou seja, o polimento e as técnicas de fio de corte, mas por meio da aparição de formas geométricas.
No Neolítico, as pinturas rupestres prosseguiram sendo feitas, mas com traços diferentes. Com o desenvolvimento da arquitetura, foram desenvolvidas enormes monumentos megalíticos. O monumento megalítico mais conhecido é Stonehenge, localizado na Inglaterra.
Essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas. As produções eram representadas por figuras de animais, pessoas, misto de pessoas e animais, vegetais, figuras geométricas e símbolos solares.
O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o período da Pré-História em que ocorreu a chamada Revolução Agrícola. Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida entre 10.
No período Neolítico foi onde os homosapiens começaram a produzir ferramentas com pedras, estas eram usadas na agricultura e caça. O nome pedra polida vem do polimento da pedra para a produção de tais ferramentas.
No período chamado Neolítico, o homem aprendeu a polir a pedra. A partir daí, conseguiu produzir instrumentos mais eficientes e mais bem acabados. Em virtude da necessidade, já que a caça e a coleta tornaram-se escassas, o homem descobriu uma forma nova de obter alimentos: através da agricultura.
Já no neolítico, eles comiam principalmente cereais, gerando alimentos como o pão feito do trigo, um dos primeiros vegetais cultivados, bem como leite e outros produtos dos animais domesticados.
A descoberta da agricultura marca o fim do paleolítico e o início do neolítico, sendo um acontecimento que teve e tem uma importância essencial para o aparecimento de civilizações. ... Até o início do neolítico, todas as populações humanas nas diferentes partes do mundo eram caçadoras e coletoras.
O Homem que até então era nômade,isto é,não possuía moradia,mudava se em busca de alimento.Com a descoberta da agricultura o homem passou a ser sedentário , agora possuía morradia estável pois tinha seu alimente sempre sem o medo de ele acabar e terem que se mudar novamente.Com a agricultura também veio a domesticação ...
Com a agricultura, essa homem começou a se estabelecer em um lugar fixo, plantando e colhendo aquilo que precisava para seu sustento. Por isso, o ser humano passava a se alimentar melhor e poder produzir mais, então o próprio crescimento populacional seria uma consequência disso.
Sobre o que representou o desenvolvimento da metalurgia podemos apontar que foi um salto no desenvolvimento tecnológico para a humanidade, pois possibilitou a construção de ferramentas, armas e objetos de uso domiciliar.