Como uma construção sustentável deve ser feita?
Dicas para construir de maneira sustentável
Fast Fashion significa moda rápida, é o termo utilizado para designar a renovação constante das peças comercializadas no varejo de moda. É sobre esse modelo de renovação rápida das peças que pode ser usado como diferencial competitivo do seu negócio que vamos falar agora.
A indústria da moda inclui uma grande diversidade de actividades econômicas, indo desde a criação de modelos de roupa (design de moda) mais ou menos personalizados até à produção de vestuário em série.
Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit) apontam que o setor representa 16,7% dos empregos no país. Além disso, é uma área de mais de 200 anos que gera muitos negócios e vem solidificando a moda brasileira, que é a maior cadeia têxtil completa do Ocidente.
5 problemas comuns na indústria da moda e como resolvê-los
Hoje, estima-se que o setor perde cerca de US$500 bilhões com o descarte de roupas que são destinados a aterros e não são recicladas. Outro dado é que essa indústria emite entre 8% e 10% das emissões globais de gases-estufa - mais do que o transporte marítimos e a aviação juntos.
Indústria que mais polui o meio ambiente depois do setor do petróleo. É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição.
É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição. Mas poucos talvez saibam que o segundo lugar nesse ranking pertence à indústria da moda.
Além de consumir um volume gigantesco de água nos processos de beneficiamento e acabamento – alvejar e tingir produtos têxteis. Ao longo da cadeia produtiva têxtil, os impactos ambientais envolvem contaminação do solo, consumo de água, de energia, emissões atmosféricas de poluentes e resíduos sólidos.
A globalização fomenta a Indústria da moda, na medida em que ela amplia seu mercado, exigindo uma produção cada vez maior e diferenciada. Modernizando seus maquinários, sua distribuição, sua importação e exportação, atendendo a cada vez mais demandas ela também contribui para o aceleramento desse mercado.
Os impactos da indústria sobre o meio ambiente envolvem a exploração e extração dos recursos naturais, a transformação da matéria-prima, a fabricação de produtos, o consumo de energia, a geração de resíduos e o uso e descarte dos produtos pelos consumidores.