Existem registros da existência da fórmula de Bhaskara em textos escritos por babilônios cerca de 4000 anos antes da própria existência de Bhaskara. Nestes textos, é claro, a fórmula não era descrita da forma como a conhecemos hoje, com os coeficientes a, b e c e a incógnita x.
A contribuição principal de bhaskara para a matemática foi a fórmula de bhaskara, que serve pra determinar as raízes de uma equação quadrática. Ele também escreveu um livro de nome "Lilavati", obra elementar dedicada a resolução de problemas aritméticos e geométricos simples.
Foi chefe do observatório astronômico de Ujjain, escola de matemática muito bem reconhecida. Bhaskara foi especialista em estudos sobre álgebra, o que levou a aprofundar suas pesquisas sobre as equações e sistemas numéricos. Bhaskara escreveu três obras fundamentais: “Lilavati”, “Bijaganita” e "Siddhantasiromani".
Matemática. As equações do 2º grau são resolvidas através de uma expressão matemática atribuída ao matemático indiano Bháskara. ... Os gregos conseguiam concluir suas resoluções realizando associações com a geometria, pois eles possuíam uma forma geométrica para solucionar problemas ligados a equações do 2º grau.
O primeiro registro conhecido da resolução de problemas envolvendo a equação do 2° grau data de 1700 a.C. aproximadamente, feito numa tábua de argila através de palavras. A solução era apresentada como uma receita matemática e fornecia somente uma raiz positiva.