Devido à rotação do planeta, essas substâncias estão em constante movimento e criam correntes elétricas, formando um campo magnético. Além de ajudar a guiar os sistemas de navegação (como a bússola e o GPS), esse fenômeno protege a Terra contra partículas emitidas pelo Sol e mantém a atmosfera no lugar.
Sem um campo magnético, a vida na Terra seria inviável. É graças ao magnetismo do planeta, combinado a seu movimento de rotação, que existe a atmosfera, camada de ar que nos impede de ser completamente tostados pela radiação e sofrer com a influência dos ventos solares – partículas carregadas que o Sol emite.
A hipótese mais aceita diz que o campo magnético da Terra se origina das intensas correntes elétricas que circulam em seu interior. É sabido que o Sol é a estrela do nosso sistema solar. Sabemos também que ele emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço.
Campo Magnético é a concentração de magnetismo que é criado em torno de uma carga magnética num determinado espaço. É o ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga elétrica e a massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e gravitacional.
Bússolas, GPS's e outros instrumentos de navegação também o utilizam como referência. O ponteiro de uma bússola, por exemplo, é feito por material imantado, o que faz com que sofra influência do campo magnético e aponte para o polo magnético da Terra.
Qual é a importância do campo magnético terrestre? ... O campo magnético terrestre impede a entrada de partículas com alta velocidade vindas do Sol (vento solar). Ao atingirem o campo magnético da Terra, essas partículas que compõem o chamado vento solar são defletidas por causa da carga elétrica que possuem.
A principal função dele é a manutenção da atmosfera e, consequentemente, da vida na Terra. O campo magnético protege as camadas de ar ao minimizar ataques de ventos solares. Sem tal defesa, as partículas lançadas pelo Sol arrancariam a atmosfera do planeta.
Mesmo assim, muitos pesquisadores acreditam que os receptores magnéticos existem na cabeça das tartarugas e de outros animais. Eles poderiam ser baseados em cristais de magnetita, que se alinham com o campo magnético da Terra. ... Alguns pesquisadores apostam que a cabeça do animal seria puxada para o lado correto.
Animais como tartarugas, pássaros, borboletas e até vermes possuem senso de direção baseado no próprio planeta: eles têm a capacidade de sentir a direção e força do campo magnético terrestre.
De acordo com Franz Anton Mesmer o magnetismo animal é a capacidade de curar o paciente através do fluido natural que o magnetizador seria capaz de acumular e transmitir através da magnetização através e pelo corpo.
Uma técnica que foi desenvolvida por Franz Anton Mesmer. As sementes do pensamento que deram origem ao magnetismo animal podem ser encontradas na tese de Mesmer, Dissertatio physico-medica de “planetarum influxu”, de 1766, que ele escreveu para um doutorado em medicina na Universidade de Viena.
Esta série faz parte do WikiProjeto Magnetismo animal. Fluido magnético também conhecido por princípio vital , fluido nervoso e fluido elétrico animalizado é uma forma de energia hermética que permite a certos indivíduos, chamados de magnetizadores, magnetizar..
A tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) usa o campo magnético da Terra como bússola. Conforme cientistas americanos publicaram na revista “Current Biology”, ela guarda padrões magnéticos da praia onde nasceu e se orienta com base neles quando está no mar.
Segundo cientistas, elas se orientam pelo campo magnético da Terra.