No ano de 1855 é que finalmente surge o Teatro Realista no Brasil, de modo que dentre as características deste gênero tem-se a representação de problemas e conflitos sociais, denotando ao público de forma clara ou mesmo subjetiva, as diferentes realidades e problemas sociais existentes no Brasil naquele período.
O Teatro no Realismo e no Naturalismo passou a mostrar realidades burguesas com temas como a vida social, o casamento e o dinheiro entre outros. As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.
O teatro realista tem como principais características a presença de uma maior preocupação com a representação de forma fiel da vida real, por intermédio dos textos produzidos e das performances que eram constantemente realizadas.
O Teatro Realista foi um movimento geral no teatro do século 19 a partir do período de 1870-1960, que desenvolveu um conjunto de convenções dramáticas e teatrais com o objetivo de trazer uma maior fidelidade de vida real para os textos.
1855-1865