crossorigin="anonymous">
A Camomila é uma planta de uso medicinal, cosmético, alimentar e de outras utilidades, usada pelos antigos egípcios e pelos gregos. Sua origem é européia, onde é muito comum em jardins públicos. Nasce espontaneamente na Europa e algumas regiões da Ásia.
A camomila (Matricaria chamomilla), que pertence à família Asteraceae e é nativa da Europa, é bastante utilizada na medicina tradicional. ... Trata-se de uma planta herbácea, anual e que apresenta flores em capítulos, sendo as centrais amarelas e as marginais brancas.
O chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação. Ingredientes: 2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
Camomila Quem sofre com insônia e ansiedade pode se beneficiar ao tomar uma infusão de camomila antes de deitar. A planta contém uma substância que exerce um efeito calmante no sistema nervoso, ajudando a dormir. Ela é bastante indicada para acalmar, diminuir a ansiedade e aliviar o estresse.
A maior parte dos chás para dormir atuam no sistema nervoso central e, por isso, é importante que sejam consumidos 30 a 60 minutos antes de dormir para permitir que tenham tempo para relaxar o corpo e a mente.
Mas você pode escolher uma opção mais adocicada, como é o caso do de camomila ou de erva doce. Outra opção é preparar o leite e, a partir dele, fazer a infusão do chá. Nesse caso a bebida fica um pouco mais consistente, já que o líquido é mais denso. Você também pode adoçar a mistura como preferir.
Entre as variedades indicadas para o preparo estão o Assam, English ou Irish Breakfast. Outro chá que está sendo muito consumido com o leite é o Matcha, para amenizar o sabor amargo. E entre as infusões, o rooibos também é um dos favoritos para essa combinação.
Bebês e crianças podem tomar chá Mas apenas bebês acima de seis meses de vida podem ingerir a bebida. Antes dessa idade, a alimentação deve ser constituída exclusivamente de leite materno ou da fórmula recomendada pelo pediatra. O chá também não deve ser usado como remédio ou alívio de cólicas antes do sexto mês.
Já para médicos ouvidos pelo UOL Ciência e Saúde, o recurso deve ser utilizado só em último caso. Muitos médicos condenam a Funchicórea porque até o sexto mês a criança deve receber apenas o leite materno. Além disso, há controvérsias em relação ao consumo de sacarina, um adoçante artificial, na infância.
O Funchicórea é indicado para o tratamento da má digestão em bebês recém nascidos, tratando a prisão de ventre e as cólicas.
Como usar o Funchicórea?
De 2 meses a 6 meses – 2 medidas de 4/4 horas. A medida de referência é a própria tampa do frasco. O conteúdo da medida da tampa deverá ser adicionado em 40ml de água filtrada e administrado através de uma mamadeira. Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
O uso correto da funchicórea, segundo Clay Brites, pediatra e neuropediatra do Instituto NeuroSaber é diluir o medicamento na água e dar para o bebê a cada 3 horas durante o período de cólica.
A fórmula é composta por folhas de chicória, raiz de ruibarbo e flores de funcho. Complicado, né? Resumindo, ela é vendida em forma de pó e é, geralmente, diluída em água ou aplicada diretamente na chupeta do bebê para aliviar a cólica. O fitoterápico é usado há mais de 70 anos.
Medicamento fitoterápico Funchicórea é bastante usado para acalmar bebês com cólicas, mas faltam comprovações de efeitos colaterais, apesar da liberação da Anvisa.