Em alguns casos, o médico pode optar por iniciar tratamento com antibiótico para eliminar uma possível infecção e analgésico para alívio da dor. Casos mais graves podem exigir que o paciente volte ao centro cirúrgico para limpeza e fechamento da ferida.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
É normal sair um pouquinho de secreção do corte cirúrgico nos primeiros dias após uma operação para correção de uma hérnia da parede abdominal, principalmente quando a cirurgia é realizada pela via “convencional ou corte”. Também pode ocorrer um pouco de inchaço.
O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação . Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.
Primeiros sintomas Molina, os primeiros sinais de um seroma podem ser o inchaço ou abaulamento da região que pode evoluir para extravasamento de um líquido transparente ou mais claro pela cicatriz.
Durante o processo de cicatrização da ferida operatória da cesárea pode sair uma secreção chamada seroma, que faz parte do processo de cicatrização. ou pode ser uma secreção secundária à uma infeccao local.
Após a alta hospitalar, a mulher deverá recuperar-se em casa e, por isso, é recomendado:
No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.
Introdução: A plicatura é a técnica mais utilizada para correção da diástase dos retos do abdome, porém, consome tempo. O objetivo é avaliar eficácia e tempo necessário para correção da diástase comparando diferentes técnicas de plicatura.
Espirros e tosse podem causar uma dor aguda na região do abdômen após a cirurgia, mas isso é normal devido à contração dos músculos e não deve danificar as suturas, apenas esticá-las um pouco, no máximo.
Olá! Durante a cirurgia de Abdominoplastia costuma-se realizar a plicatura dos músculos reto-abdominais, corrigindo-se a diástase (afastamento) dos mesmos e aquela aparência de “estômago alto”.
O curativo deve ser trocado segundo indicação do médico, que normalmente é ao final de 4 dias, mas os pontos só são removidos depois de 8 dias pelo médico que fez a cirurgia.