Girassol (Helianthus annus). ... Explico, o Girassol é uma inflorescência. As “pétalas” amarelas na verdade não são pétalas, são lígulas que protegem toda a inflorescência da flor. No miolo é onde encontramos as centenas de flores que compõem a planta.
A planta comercial tem apenas uma flor, mas a ornamental pode ter mais. Tudo depende da semente que foi plantada.
Helianthus annuus
Plantas
Asteraceae
Resposta. Resposta:o. sentido da vida é nunca desistir sempre seguir em frente sem olhar pra trás e principalmente sempre fica de cabeça erguida igual a um girassol!
Esta planta de raiz profunda tem suas flores sésseis que estão inseridas em ápice dilatado, reunidas em inflorescência do tipo indefinida, denominada capítulo – nome dado ao tipo de inflorescência em que as flores estão muito próximas de si e inseridas em um eixo comum.
As brácteas merecem especial atenção, pois são estruturas foliares altamente modificadas, podendo assumir as mais variadas cores e formas. ... Todas essas inflorescências possuem brácteas coloridas e chamativas, desviando nossa atenção das flores, que geralmente são diminutas e de coloração branca ou creme.
Se reproduz por meio de sementes. Produz flores na primavera e no verão, mas pode se reproduzir o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C. Imponente e de porte majestoso, a palavra healianthus significa "flor do sol". Colocar os botões de girassol em água e ferver durante 2 ou 3 minutos.
As mudas continuam a crescer à medida que a temperatura aumenta. Da mesma forma, a raiz do girassol também cresce profundamente, ancorando na terra. Essa raiz pode atingir 1,8 metros de profundidade, permitindo que o girassol cresça alto e pesado.
PRODUÇÃO - após cerca de 50 dias do início do plantio, as flores começam a abrir, quando devem ser colhidas. Mantenha a planta com a base amarrada e dentro da água. O transporte deve ser rápido e com cuidado, pois se a comercialização passar de 15 dias, o girassol começa a murchar.
O plantio do girassol em São Paulo, por exemplo, abrange o período de setembro a março, destacando-se em duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro. A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.
Como cuidar de girassol
Por conterem magnésio, as sementes de girassol acalmam, aliviam estresse e enxaquecas. As sementes também contêm triptofano e colina, que ajudam no combate à ansiedade e à depressão. A colina também melhora a função cerebral e auxilia a memória.
Um dos jeitos mais simples de preparar as sementes de girassol é tostá-las numa frigideira, em fogo baixo, mexendo sempre, até começarem a desprender aroma. Não é necessário deixar muito tempo, poucos minutos bastam, senão elas queimam e amargam.
Incluir sementes e oleaginosas em saladas, massas, omeletes e outras receitas no dia a dia é uma ótima dica para incrementar o cardápio. A semente de girassol, por exemplo, tem muitas fibras, vitaminas e minerais que deixam a dieta mais nutritiva. Além disso, pode agregar mais sabor aos diferentes pratos.
É importante salientar que o consumo da semente de girassol deve ser realizado sem casca: estudos já mostraram que as cascas podem ficar aderidas ao bolo fecal, causando lesões ao intestino. Além disso, a semente contém cádmio, um metal pesado que pode se acumular no organismo causando lesões renais.
Como plantar girassol: Cultive em vasos, jardineiras ou canteiros