Espessura mínima para laje nervurada Para a NBR 6118, a espessura da mesa deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre nervuras, nunca menor que 4 cm, no caso de estruturas sem tubulações horizontais embutidas.
Ao tratar de lajes nervuradas, há de se considerar também se a estrutura será unidirecional ou bidirecional. As lajes bidirecionais são definidas quando a razão entre o maior e o menor vão da laje seja menor que 2. Já nas lajes unidirecionais, a razão do maior e o menor vão da laje deve ser maior ou igual a 2.
Em relação à altura da laje nervurada, pode-se estimá-la com base no vão da estrutura. A altura deve ser correspondente a 1/25 a 1/30 do maior vão da obra.
Uma maneira mais simples de calcular o volume de uma laje nervurada: VLN = VLM – QCxVC, onde VLN é o volume da laje nervurada; VLM é o volume da laje considerando a mesma laje maciça; QC é a quantidade de cubetas na laje; VC é o volume de cada cubeta (na Figura temos uma cubeta semelhante à um tronco de pirâmide). //// ...
Lajes podem ser inseridas pelo comando "Inserir laje" ou através do botão "Inserir" da janela de dados atuais. Lajes são inseridas dentro de contornos formados por vigas, pilares e fechamentos de bordo. Estes contornos são detectados automaticamente pelo Modelador, e mostrados como um furo (um "X").
Para lançar essas formas nas lajes treliçadas/nervuradas, siga os seguintes passos:
A quantidade de cimento, areia, brita e água necessária para produzir 1 m³ de concreto. Por exemplo: Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
O calculo do volume de concreto para laje treliçada modelos H8 e H12 é muito simples. Multiplica-se a área da laje (m²) por 0,08 para modelo H8 e 0,10 para modelo H12. Importante: O calculo do volume de concreto colocado acima é um padrão adotado pela maioria dos profissionais e empresas da área.
No caso do cimento, este número varia de acordo com o tipo de cimento, mas para efeito prático são considerados valores entre 1,35 t/m³ e 1,40 t/m³.
Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.
Então, a quantidade de material deve ser calculado da seguinte forma: Cimento = (volume total da peça – sendo laje, viga, pilar ou outro) x (o rendimento do cimento – de acordo com o traço escolhido).
Características Técnicas