EQST

Qual O Objetivo Da Disciplina Das Eletivas?

Qual é o objetivo da disciplina das eletivas?

As disciplinas eletivas buscam proporcionar um enriquecimento, ampliação e a diversificação dos conteúdos, temas ou áreas estudados.

O que é disciplina eletiva?

Toda e qualquer disciplina que não faz parte do currículo pleno do curso ao qual o aluno está vinculado é considerada como “disciplina eletiva”. ... Definem-se como disciplinas eletivas as disciplinas de livre escolha do aluno, respeitando-se suas reais necessidades e interesses (art. 2º da Res. 57/2000).

Quais são as matérias eletivas?

Disciplinas Eletivas são disciplinas escolhidas pelos estudantes que NÃO FAZEM parte do perfil curricular do curso. Não há possibilidade e aproveitamento dessas disciplinas para integralização curricular.

O que as eletivas devem possibilitar ao aluno?

O que as eletivas devem possibilitar ao aluno 1. Exercitar suas escolhas para aprimorar a autonomia e o protagonismo. 2.

O que é eletiva na escola 2020?

A Eletiva é um componente curricular oferecido semestralmente e de livre escolha dos estudantes. A escola deve oferecer um conjunto de opções de Eletivas contando com duas aulas semanais de 45 minutos. Cabe aos professores atribuídos elaborar os planos de aula das Eletivas, nos quais devem constar uma ementa.

Qual a importância da eletiva?

As eletivas são novas matérias, mas com assuntos diversificados e com o intuito de conectar o jovem com a escola e com o mundo que o cerca. Através das novas disciplinas, nossos alunos poderão desenvolver sua inteligência emocional e seu raciocínio crítico, aliados à habilidade de expressão e inteligência numérica.

O que é programa Ensino Integral?

Programa de Ensino Integral (PEI) Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, eles contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

Qual o eixo balizador do ensino integral?

As ações a serem desenvolvidas dentro do Programa Ensino Integral têm como eixo balizador: * elaboração e realização do Projeto de Vida dos alunos, como instrumento para motivá-los nos estudos. a preparação do jovem para o mercado de trabalho. atividades escolares sem qualquer correlação com o Currículo.

O que é Piaf?

O Plano Individual de Aprimoramento e Formação (PIAF) constitui-se como instrumento de planejamento da formação continuada de cada educador que busca priorizar ações de desenvolvimento profissional coerentes com suas necessidades com vistas à potencializar sua atuação no programa.

O que é plano de nivelamento?

O Plano de Nivelamento é composto por ações de intervenção pedagógica que visam aproximar os níveis de desempenho dos estudantes das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EEMTI, em Língua Portuguesa e Matemática, possibilitando a retomada Page 7 dos conteúdos não apreendidos pelos estudantes de forma satisfatória ...

O que é nivelamento de aprendizagem?

Esse processo pode ser chamado de nivelamento. O objetivo, segundo o CNE, é verificar “as lacunas do aprendizado e orientar o plano de recuperação dos alunos que não atingiram os objetivos propostos por meio das atividades não presenciais no período de isolamento”.

Quais são as premissas da PEI?

Umas das premissas do PEI é a replicabilidade do Programa. Um dos diferenciais do PEI diz respeito às condições diferenciadas para o trabalho dos profissionais que atuam no PEI, como o regime de dedicação plena e integral (RDPI). A implantação do PEI iniciou no Estado de São Paulo no ano de 2012.

O que é o protagonismo Sênior?

Protagonismo Sênior: Ser protagonista sênior implica em desenvolver uma visão crítica sobre a realidade, atuar proativamente, empreender, formular projetos de vida, reconhecer-se como voz ativa na sociedade e saber que é possível transformar a escola.

O que é o protagonismo?

substantivo masculino Qualidade da pessoa que se destaca em qualquer situação, acontecimento, exercendo o papel mais importante dentre os demais: protagonismo juvenil.

Como exercer o protagonismo?

Aqui, reunimos 5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola.

  1. Deixe o aluno à vontade. ...
  2. Não coloque muitas regras. ...
  3. Faça com que o aluno levante seus problemas e necessidades e tome a iniciativa. ...
  4. Marque reuniões com frequência. ...
  5. Apoio do educador é essencial.

O que é protagonismo juvenil exemplos?

Exemplos: É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo.

O que é o protagonismo do aluno?

O protagonismo do aluno e nossa prática pedagógica Transpondo para a nossa prática educativa, protagonismo é permitir que o aluno seja o personagem principal do processo de ensino e aprendizagem, ou seja participando de todas as fases: o planejar, o executar e o avaliar.

O que a Bncc diz sobre o protagonismo dos alunos?

A famosa BNCC define competências que os alunos devem desenvolver em cada fase da educação. Em vigor desde 2018, a Base propõe que as crianças sejam protagonistas de seus próprios aprendizados, tendo cada vez mais voz e participação nos processos de aprendizagem.

Como estimular o protagonismo dos alunos?

6 passos para estimular o protagonismo dos alunos

  1. Não dê respostas prontas.
  2. Valorize a experimentação.
  3. Crie um ambiente que acolha o erro.
  4. Permita o protagonismo dos alunos na criação das aulas.
  5. Incentive o debate.
  6. Possibilite a tomada de decisões.

Qual a importância de ser um aluno protagonista?

O resultado de ter o aluno como protagonista no processo de aprendizado é positivo e contribui muito para a cooperação na sala de aula. ... Essa forma de aprendizado permite explorar melhor as dificuldades e facilidades de cada aluno, favorecendo a criação de um ambiente mais compreensivo e colaborativo.