Em algumas modalidades de ensino, como a Educação Especial, as tecnologias facilitam a aprendizagem e a inclusão social dos deficientes, possibilitando uma educação integral e muitas vezes sanando sua necessidade física por meio de aparelhos tecnológicos e programas adequados.
A televisão e a Internet são os meios de comunicação mais utilizados, influenciando na formação cognitiva, afetivo-sexual e social dos adolescentes. Os meios de comunicação, ao mesmo tempo em que influenciam os comportamentos da juventude, transformam, também, a realidade social.
A mídia pode ser inserida em sala de aula através dos Recursos de Ensino. Estes segundo Gagné (1971, p. ... A utilização de recursos de ensino diminui o nível de abstração dos alunos, pois eles vêem na prática o que estão aprendendo na escola, e podem relacionar a matéria aprendida com fatos reais do seu cotidiano.
Elas agilizam os processos e compromissos, nos ajudam a não perder tempo e nos mantém em contato com as pessoas quase que 24 horas por dia. O que nos resta é ter sabedoria de administrar e não abusar, deixando que a tecnologia nos prive do convívio social e da vida real.
O uso pedagógico das redes oferece a alunos e professores, neste processo, a chance de poder esclarecer suas dúvidas à distância, promovendo ainda, o estudo em grupo com estudantes separados geograficamente, permitindo-lhes a discussão de temas do mesmo interesse.
Podemos notar que essas aplicações contribuem para melhorar a capacidade de professores e alunos de encontrar e associar informações, trabalhar em grupo e comunicar cada vez mais, de forma adequada. A busca pela melhora da educação perpassa diretamente pela inclusão da tecnologia aos meios tradicionais de ensino.