O Património cultural material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas etc. etc.. Já o Património cultural imaterial está relacionada aos elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.
Patrimônio material brasileiro O patrimônio cultural material é formado por um conjunto de bens materiais que podem ser classificados e inscritos em quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes e artes aplicadas.
Exemplos de Cultura Material
Dos 38 bens culturais imateriais brasileiros, reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.
No cenário jurídico nacional, o Decreto n°. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. ...
d) Bens Imateriais (intangíveis): São bens que não possuem matéria, ou seja, não podem ser tocados. Exemplo: marcas (Cola-Cola, Guaraná), patentes, direitos autorais, etc.
O registro imaterial de manifestações culturais do Estado foi criado em 2011, pelo decreto 57.
Os 23 patrimônios culturais de São Paulo, segundo o Iphan
O Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo – reconheceu o famoso Virado à Paulista como patrimônio cultural imaterial, de modo a preservar esta tradição e fortalecer sua importância para a história do estado.
.
O Patrimônio Cultural Mundial é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico ...
Um Patrimônio Mundial é um ponto de referência ou área, selecionado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por ter significado cultural, histórico, científico ou outro tipo de significado, que é protegido legalmente por tratados internacionais.
13 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil
Patrimônios Mundiais da Unesco: onde já estive e aonde quero ir
Património Mundial ou Patrimônio Mundial, ou ainda Património da Humanidade ou Patrimônio da Humanidade, é uma região ou área (denominada "sítio") que vem a ser considerada pela comunidade científica de inigualável e fundamental importância para a humanidade.
A lista tem 1.
Os 14 Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil
A nível nacional, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem em sua lista mais de 20 mil edifícios e 83 conjuntos urbanos tombados, além de mais de 12 mil sítios arqueológicos brasileiros.
Patrimônio Histórico da Humanidade
O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.
4 patrimônios da humanidade que ficam em Minas Gerais
Conjunto Moderno da Pampulha (MG)
O Santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas, os centros históricos de Diamantina e de Ouro Preto, além do Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Unesco.
A Goiabada Cascão é um dos doces mais tradicionais de Minas Gerais. E em Barão de Cocais, a iguaria é Patrimônio Imaterial da cidade. Feita com frutas colhidas na região, a polpa é retirada e os pedaços despejados no tacho pré-aquecido na fornalha.
Os bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural Imaterial no Estado são o Modo Artesanal de Fazer o Queijo de Minas, Ofício de Sineiros, Toque dos Sinos em Minas Gerais, Jongo no Sudeste, Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira.
O Patrimônio pode ser classificado em Histórico, Cultural, Ambiental e Público. HISTÓRICO: ... Um Patrimônio Cultural pode ser Material ou Imaterial. O Patrimônio Material, se divide em Imóvel e Móvel: são exemplos do primeiro: casas, praças, fazendas e outros, já o segundo são esculturas, pinturas e outros.
Um bem histórico é tombado quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum poder público (federal, estadual ou municipal) através de seus respectivos órgãos de patrimônio.