O MD é produzido em laboratório e após 20 minutos após ser consumido provoca euforia, aumento da resistência, perda de sono e o apetite. A droga ainda age no sistema nervoso central, deixando o coração acelerado e a pressão sanguínea aumenta. Os efeitos duram até 48h.
O MD, como é mais conhecido o 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA), é uma droga potente e perigosa, desenvolvida em laboratório e comercializada ilegalmente no formato de pó cristalizado. Trata-se de um derivado da anfetamina, vendido como uma “versão melhorada do ecstasy”. Ou seja, sem a adição de outros componentes.
Os perigos da droga O MDMA não é seguro. Segundo o psiquiatra, em doses altas ou misturada a outras drogas pode causar convulsões, hipertermia, desidratação e parada cardiorrespiratória.
A gíria bala se refere a qualquer uma dessas drogas: Ecstasy, MDMA, pílula do amor, Helena, cristal, ice, entre outras. Estas são drogas produzidas em laboratórios clandestinos e possuem como base a anfetamina.
O consumo de ecstasy causa inúmeros efeitos negativos ao organismo. Entre eles, os mais comuns são oscilação dos batimentos cardíacos, náuseas, vômitos, redução do apetite, alterações respiratórias, dores lombares, sudorese, tremores, cefaleia e visão turva.