A polidactilia (do grego, polys = muitos; daktylus = dedos) é uma anomalia genética causada pela manifestação de um alelo autossômico dominante com penetrância incompleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos).
Sindactilia simples incompleta é quando a união dos tecidos moles é apenas parcial e não se estende até a ponta dos dedos. Já a sindactilia complexa refere-se aos dedos unidos pelos ossos ou cartilagens, geralmente indo até as falanges distais.
O sinal mais evidente da polidactilia é a presença de dedos em número superior a cinco em cada mão ou pé. A polidactilia pós-axial é aproximadamente dez vezes mais comum em indivíduos negros do que em caucasianos.
A polidactilia é uma deformidade que acontece quando nasce um ou mais dedos extras na mão ou no pé e pode ser causada por modificações genéticas hereditárias, ou seja, os genes responsáveis por essa alteração podem ser transmitidos de pais para filhos.
A polidactilia ou polidatilia (do grego πολύς, "muitos" e δάκτυλος "dedo") é uma anomalia causada pela manifestação de um alelo autossômico variável,dominante com expressividade consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos da mão (quirodáctilos) ou dos dedos do pé (pododáctilos).
“Eu apostaria que os membros com 5 dígitos surgiram justamente para ajudar na locomoção terrestre, combinando flexibilidade com estabilidade. Também podem estar ligados à perda das membranas entre os dedos e à necessidade de controlar cada um deles individualmente, mas isso ainda é uma especulação”, diz Clack.
Porque é mais fácil animar quatro dedos do que cinco. As mãos ficam menores e o movimento mais claro e prático, principalmente para quem precisa desenhar o mesmo personagem várias vezes.
Nós temos dedos no pé porque somos descendentes dos tetrápodes, que são animais que evoluíram a partir de alguns peixes. Esses terápodes tinham quatro patas e cinco dedos tanto nos pés que são os membros posteriores, quanto nas mãos que são os membros anteriores.
Todos os cinco dedos dobram-se para dentro. O polegar, pelo fato de se mover em oposição aos outros dedos, é chamado de dedo opositor e é o elemento que diferencia as mãos da maioria dos primatas das patas dos outros animais, já que estes não têm dedos opositores.
Resposta. sendo 5 em cada mão.
A mão corresponde ao segmento terminal do membro superior, através da continuação do punho e termina com os dedos. Ao total, temos 27 ossos na mão. Todos trabalham em conjunto. Os ossos da mão, juntamente com os músculos e articulações, permitem o manuseio de objetos.
A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
No corpo humano, normalmente os tendões ligam músculos a ossos, enquanto os ligamentos conectam um osso ao outro. E é isso que acontece em nossas mãos. Os tendões que controlam os ossos dos nossos dedos estão ligados a nada menos do que 17 músculos presentes nas palmas das mãos e 18 músculos do antebraço.
Os músculos da mão consistem em cinco grupos:
MUSCULATURA EXTRÍNSECA DA MÃOMúsculos extrínsecos da mão são aqueles que se originam no antebraço e inserem-se dentroda mão, são responsáveis pela extensão e flexão dos dedos, são eles: M. flexor superficial dodedo, M. flexor profundo do dedo, M. extensor dos dedos, M.
3. [Figurado] Parte superior, geralmente plana ou convexa, de uma parte do corpo (ex.: dorso da língua, dorso da mão).
O metacarpo é formado por cinco ossos iguais, de forma alongada, que se articulam de um lado com os ossos do carpo e do outro com as falanges.
O nervo mediano é o nervo que atravessa o túnel do carpo e se conecta com o polegar e com todos os dedos da mão, com exceção do dedo mindinho. Este nervo se origina com a coluna cervical e é encaminhado através do braço e antebraço.
O nervo mediano, ao atravessar o punho, passa em direção à mão entre os tendões de alguns músculos: os quatro tendões do músculo flexor superficial dos dedos, os quatro tendões do músculo flexor profundo dos dedos e o tendão único do músculo flexor longo do polegar, em uma região denominada túnel do carpo.
O tratamento consiste na redução do trabalho manual, uso de um splint de mão no período noturno, injeção local de esteróide, controle do peso, tratamento do diabetes etc.
O nervo mediano inerva quase todos os músculos flexores do antebraço, exceto os que o nervo ulnar é responsável (m. flexor ulnar do carpo e porção medial do m. flexor profundo dos dedos). Inerva também os músculos pronadores redondo e quadrado, e quase toda a face palmar cutânea das mãos.
Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial.
Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são sensações estranhas, dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos e na metade do dedo anelar, no lado do polegar na mão. Em alguns casos a mão toda é afetada. Em alguns casos, também há dor e uma sensação de queimação ou formigamento no antebraço.
Tratamento caseiro. Uma boa forma de aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo, consiste em aplicar um bolsa de água quente sobre o pulso durante 10 minutos e depois fazer exercícios de alongamento esticando o braço e dobrando o pulso para um lado e para o outro, 10 vezes.