Corte a cebola em rodelas, por cima da farofa, enfeite-a com as rodelas de cebola e as 7 pimentas dedo de moça. Feito isso, coloque a oferenda no lugar desejado, coloque as velas formando um triangulo em volta do alguidar. antes de acender as velas ofereça para o Exu que se destina a oferenda e depois acenda.
Significado de Padê substantivo masculino Cerimônia em honra a Exu, e que antecede as festas do candomblé. ... Padê-de-exu: desjejum que se oferece ao Exu, antes do início das cerimônias nos candomblés; é constituído de pipoca com azeite-de-dendê, seu alimento preferido.
Refogue a cebola (picada) e três, cinco ou sete pimentas (cortadas em rodelas) com bastante dendê. Quando a cebola estiver dourada acrescente o figado e a moela (picados) e frite bem. Vá acrescentando a farinha de mandioca, mexendo sempre (com colher de pau), até obter uma farofa homogênea. Coloque no alguidar.
Geralmente gostam de padê (farofa), seja dendê, azeite de oliva, cachaça. Suas oferendas podem ser acompanhadas de bebidas fortes, vinhos, charutos, fumos e cigarros.
Elementos da comida de Exu Os padês ou farofas geralmente são compostos de farinhas, líquidos e algum elemento de origem animal (não necessariamente). ... Da mesma forma existem os líquidos que colocamos para os Exus, que no caso podem ser: Marafo, Gin, Whisky, Champanhe, Azeite de Dendê, Mel e Água.
Exu – Pitanga. Banana d'água, amora, manga, laranja azeda, caju, jaca, pomelo.
Orixás e Frutas
Oxum: cereja, maçã, pêra , melancia, figo, pêssego, goiaba vermelha, melão, canjica amarela, água mineral, champanhe de maçã, vinho branco doce, licor de cereja. Oxumaré:banana da terra, maracujá, amendoim, maçã, batata doce, uva rosada, melancia, melão, pepino, pinha, atemóia, graviola, laranjas doces.
Nesta QUITANDA DE OGUM, se oferece a OGUM as frutas que ele mais gosta, devendo claro ressaltar que frutas cítricas não fazem parte de sua composição: Melancias, Mamão, Melão, Goiaba Vermelha, Banana Prata ou Nanica, Manga Cravinho, Maça Vermelha, Maça Verde, Pera, Maracujá Doce.
As flores de Iemanjá são as rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas e crisântemos brancos. podem ser todas as flores brancas, mas o mais comum são as palmas.
FRUTAS > abacaxi, jeripapo, fruta do conde, abacate, caju, jaca, banana da terra.
Conhecida como a deusa do amor, orixá das águas, Oxum é aquela que mantém em equilíbrio as emoções da fecundidade e da natureza. ... Mamãe Oxum adora as águas calmas e é através de sua energia que ela tranquiliza os corações dos apaixonados.
Principais ervas de Oxum: erva-cidreira, mãe-boa, calêndula, camomila e alecrim. Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Oferendas a Oxum
Oração para Oxum Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal. Oxum, divina rainha, bela orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és. Oh!
Um dos balaios menores fora enfeitado de modo semelhante. Ambos eram destinados a Oxum. Ao lado dos balaios, sacos com saboneteiras, espelhos, carrinhos, bichinhos, bonecas, sabonetes, perfumes – uma profusão de miudezas para encantar qualquer criança. Cada vez que chegava alguém, mais presentes.
Uma semana antes de fazer uma oferenda, limpe seu coração, evite se envolver em discussões, fique longe de bebidas alcoólicas e jamais deseje o mal a qualquer pessoa. Caso precise colocar oferendas em locais isolados, evite ir sozinho(a) ou à noite e sempre respeite a natureza!
Em seguida, Santos explica que, normalmente, oferendas são feitas com moedas. ... “É raro, mas pode ser o caso de que quem vai pegar esse dinheiro trará prosperidade para quem fez a oferenda”, explica. Segundo o babalawo, normalmente se dá dinheiro para mendigos.
Caso faça as oferendas em casa, deixe por 3 dias e depois despache. Não há a necessidade de despachar as vasilhas junto, porque após 3 dias, não há mais nada ali a não ser lixo. Você pode colocar na folha de mamona ou bananeira e despachar num matinho.
Quando se deseja fazer uma oferenda a Iemanjá nos terreiros, as mais comuns são à base de arroz ou um manjar de coco ou o Debô (comida feita com canjica) enfeitados com rosas brancas, uvas verdes, coco ralado e claras em neve.
3- Morar longe do mar não é impedimento para saudar Iemanjá: "Acenda velas bonitas, incensos, perfume sua casa, encha-a de flores, ofereça frutas... As oferendas são de cada um, e elas são muito relativas.
Yemanjá recebe sacrifícios de carneiros e oferendas de comida à base de milho branco, azeite, sal e cebolas (Ebó). Ela dança com um leque de metal branco nas mãos e suas danças imitam o movimento das ondas, dobrando e endireitando o corpo.
“Amada Iemanjá, humildemente lhe suplicamos, Para que receba nossas preces de agradecimento e reconhecimento por todo seu amor e dedicação. Que suas ondas nos façam sentir seu amor de mãe e, assim, possa nos aliviar de todos os males.
Manjar para Iemanjá
Leve para a praia sete rosas brancas, sete moedas do mesmo valor, perfume de alfazema e um champagne. Reze para Iemanjá e para os Orixás que têm força no mar. Conte sete ondas e jogue as flores ao mar. Em seguida, despeje a champagne e ofereça aos orixás.
Você pode fazer um círculo com pétalas de rosa branca no chão, acender a Vela para Iemanjá ou (comprar 3 velas azuis claras, dispondo-as ao redor do círculo) e sentar-se no meio dessa mandala. Depois, acalme o seu coração, e coloque-se em estado de devoção com pensamentos positivos.
Sábado é o dia de rezar com fé a Rainha do Mar e fazer seus pedidos para que a poderosa orixá Yemanjá possa lhe abençoar! Você pode acender uma vela azul clara, rosa ou branca a Yemanjá e pedir com fé que suas graças serão atendidas.
Um ritual possível e muito bonito, sugerido por Deuse, é o de acender 7 velas de cor azul clarinho dispostas em círculo e, junto a elas, colocar rosas brancas. O resultado final é o de uma bela mandala.
O ponto culminante do culto ao orixá ocorre com os seus iaôs ou eleguns mediante a possessão, onde "Iemanjá manifesta-se em seu adoxu ou Olorixá (termos genéricos para todos os iniciados capazes de experimentar o transe da possessão; médiuns)".