Cerídeos são ésteres formados pela união de um ácido graxo superior e de um álcool graxo superior. Os cerídeos podem ser classificados como lipídios simples. A função clara dos cerídeos no caso dos vegetais é de impermeabilização, com propósito de impedir a perda excessiva da água. ...
A cera do ouvido, também chamada de cerume ou cerúmen, é produzida por glândulas sebáceas que se encontram no canal auditivo da orelha externa. As glândulas sebáceas produzem esse cerúmen com pH ácido com o intuito de proteger os ouvidos de poeira e micro-organismos que podem afetar a audição causando infecções.
Cera líquida: se o cerume começar a escorrer pelo ouvido, é possível que você tenha uma lesão auditiva e o início de uma inflamação. Cera seca: a falta de gorduras saudáveis no organismo é a principal causa da cera seca, mas também pode ser sintoma de dermatite e outras doenças cutâneas.
Todo mundo tem cera no ouvido. Pode ser desde a cor amarelo clara até marrom escura. A cera ajuda a matar os germes e a proteger a parte inferior do canal auditivo. O canal auditivo pode limpar-se por si mesmo.
Isso ocorre por meio dos movimentos da mastigação e pela descamação da pele que levam a secreção velha, juntamente com todas as sujidades acumuladas, para a parte mais externa do canal auditivo. Contudo, existem pessoas que têm dificuldade com essa autolimpeza e acabam acumulando um excesso de cera no ouvido.
Misture partes iguais de vinagre branco e álcool em uma tigela ou um copo. Pingue algumas gotas no ouvido, espere alguns segundos e depois incline a cabeça para o lado oposto a fim de que o líquido saia. O azeite é um dos melhores remédios para remover o excesso de cera, pois amacia e remove com facilidade.
Para desentupir o ouvido que tem cera deve deixar-se a água correr para dentro e fora do ouvido durante o banho e de seguida limpar com a toalha. Porém, não devem ser utilizados cotonetes, pois podem empurrar a cera mais para dentro do ouvido, aumentando o risco de infecções.
A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor.
Cerumin é um remédio que serve para tirar o excesso de cera do ouvido, e que pode ser comprado sem receita médica, em qualquer farmácia. Seus princípios ativos são a hidroxiquinolina, que tem ação antifúngica e desinfetante e a trolamina, que ajuda a amolecer e dissolver a cera acumulada dentro dos ouvidos.
A infecção do ouvido, também conhecida como otite, é uma das causas mais comuns da sensação de ouvido tampado. Isso acontece porque, durante uma infecção, o canal auditivo fica inflamado, dificultando a passagem dos sons até ao ouvido interno e causando a sensação de ouvido entupido.
Uma das formas mais simples e eficazes de tirar a água dos ouvidos é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. Outra forma é colocar um pouquinho de água morna numa seringa sem agulha e colocar no ouvido entupido.
A surdez súbita é uma perda de audição rápida e inexplicada, geralmente em um ouvido, de instalação repentina ou em até 3 dias. Deve ser considerada uma emergência médica. Qualquer pessoa que experimente essa perda auditiva repentina, deve visitar um Otorrinolaringologista imediatamente.
Pode parecer estranho que a respiração esteja relacionada com a perda auditiva, mas existem duas práticas comuns no exercício que podem potenciar perda de audição. Uma delas é a tensão intracraniana resultante do levantamento de peso. A segunda é a manutenção da respiração.
A mudança brusca de pressão, natural quando um avião sobe ou desce milhares de metros em questão de segundos, faz com que a trompa se feche e o tímpano se retraia, causando a dor. Após a decolagem, a pressão da cabine gradualmente se torna menor que a do ouvido, e o tímpano infla para fora.
Os sinais e sintomas que podem indicar que a membrana do tímpano encontra-se perfurada são:
A aplicação do cerumin muitas vezes pode piorar a sensação de ouvido tampado, uma vez que derrete a cera que veda os espaços de ar que ainda permitiam alguma audição. Após a lavagem, caso o problema seja apenas cerume, a audição é restabelecida.
O recomendado é utiliza-lo por cerca de 5 dias, mas após a primeira aplicação o cerume já começa a amolecer dentro do conduto auditivo externo.
Como o Cerumin funciona? Cerumin® solução otológica contém o ingrediente ativo trolamina que saponifica (reação química que facilita a solubilização) a cera, e hidroxiquinolina que atua como fungistático (elimina fungos) e desinfetante. Estas duas substâncias auxiliam na remoção de secreção do ouvido.
Pingar 5 gotas de CERUMIN® Solução Otológica no ouvido 3 vezes por dia. A aplicação deve ser feita com a pessoa deitada com o ouvido afetado para cima. Esta posição deve ser mantida por 5 minutos para facilitar a penetração do produto.
Prezado internauta, como o cerume amolece mais com o calor, quando se aquece o cerumin o efeito da medicação é melhor. Não deixe muito quente e só use depois de um médico ter avaliado para ter certeza que é mesmo cerume.
Por quantos dias posso usar Cerumin, sem que esse possa prejudicar meu ouvido? Não existe dose tóxica para o cerumin. O tempo médio de uso é de 7 dias, até porque, quando a cera derrete, o ouvido fica muito tampado e começa a incomodar bastante, sendo necessário fazer uma lavagem para melhora dos sintomas.
"O cone é feito com a parafina quente e quando está bem dissolvida, bem líquida eu enrolo a gaze em uma vareta e dou um banho de parafina, em seguida eu fico manipulando com um papel até ele pegar a forma de cone. Depois disso o funil é levado para a geladeira e fica lá para ser conservado", explica.
Geralmente, a pessoa fica deitada de lado em uma maca e o profissional coloca a ponta mais fina da vela dentro do canal auditivo e depois acende a ponta mais grossa. Ao queimar a vela, as cinzas se acumulam na folha que fica ao redor da vela, para que não caia sobre a pessoa.
Faça um corte em forma de "x" no centro do prato de papel. Encaixe a parte mais estreita do cone no prato cortado. Ele irá funcionar como um protetor para o rosto, e aparar os detritos que caiam do topo do cone.
COMO LIMPAR OS OUVIDOS SEM COLOCAR A AUDIÇÃO EM RISCO? A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).