Nos porões das caravelas, comerciantes portugueses, genoveses e venezianos transportaram toneladas de mercadorias das Índias para a Europa, obtendo fabulosos lucros. Os espanhóis usaram as caravelas para transportar o ouro e a prata que retiraram do continente americano no século XVI.
70 minutos
A caravela construída para homenagear os 500 anos do descobrimento do Brasil está abandonada e afundando no mar em Vitória. Quem passa pelo píer da Praia do Suá, na capital capixaba, encontra a embarcação tombada no mar, mas o dono prometeu que ela estará de pé até este sábado (10).
A vida nas caravelas era precária, fome, falta de higiene, doenças, violências. O espaço nas caraveras era pequeno, a pessoa ficava confinada a esse espaço com pouca luz, sem conforto, sem banheiros, era um espaço fedorento....
Resposta: Os navegadores enfrentavam durante as viagens marítimas a fome, o frio, a possibilidade sempre constante de naufrágios, contatos nem sempre amistosos com os povos nativos e uma série de doenças.
Durante primeiras navegações, no fim do século XV e início do XVI, os navegadores passavam por uma série de dificuldades, que iam desde as más condições de higiene nos navios, até a falta de instrumentos precisos de navegação.
Durante a tentativa de colonizar o Brasil os portugueses se depararam com dificuldades naturais (causadas pelo clima, fauna e flora brasileiros, que eram desconhecidos pelos portugueses), ataques dos povos nativos e a disputa pelo território com outras potências europeias.
A viagem pelo chamado "Mar Oceano" não era fácil; pior ainda era chegar a terras desconhecidas: a fome, as doenças - principalmente o escorbuto e a sífilis -, as intrigas, a saudade de casa, chamada de modorra, uma espécie de depressão profunda, as riquezas que não eram facilmente encontradas ou que ficavam nas mãos de ...
A síntese expositiva dos resultados obtidos permite concluir que aprendizagem do idioma, dificuldade de obtenção de documentos para regularização migratória, dificuldade para conseguir emprego, racismo, discriminação racial, revalidação de diploma e reunião familiar são alguns dos principais desafios e dificuldades ...
Resposta. Quando espeleólogos começaram a explorar a caverna, uma das maiores dificuldades enfrentadas foram os túneis inundados chamados de "reservatórios". Quando se deparam com esse fosso, os espeleólogos tem que colocar seu equipamento de mergulho e seguir em frente, ou melhor, para baixo.
A principal dificuldade era na questão do idioma, que pode dificultar na comunicação e acesso a informação; também na questão das culturas e religiões; também de arrumar emprego e moradias; para trabalharem em terras e cultivarem, para poderem se alimentar; também entra a questão da xenofobia, em que as pessoas sentem ...