crossorigin="anonymous">
Função. O músculo subescapular é o único rotador medial (interno) de todos os músculos do manguito rotador (coifa dos rotadores). Devido ao seu eixo de tração único, que vai do úmero proximal até a superfície escapular costal, o subescapular gira medialmente (rotação interna) a cabeça do úmero na fossa glenoide.
É o rotador lateral da articulação gleno-umeral, e é um adutor do braço. Os músculos infraespinhal e o redondo menor fazem a rotação da cabeça do úmero "para fora" (lateral); eles também ajudam na movimentação do braço para trás.
Para a reabilitação da mobilidade do ombro, é recomendado fazer fisioterapia, bem como evitar posições de risco para novas luxações. Gelo é recomendável para diminuir a inflamação. O próximo passo é centralizar a recuperação no fortalecimento muscular, em especial nos músculos do Manguito Rotador e da escápula.
Articulações sinoviais planas, que permitem movimentos entre a clavícula e o eixo axial (esternoclavicular) e entre a clavícula e o acrômio (acromioclavicular). A articulação esternoclavicular situa-se entre a ponta medial da clavícula e o manúbio do esterno. É uma articulação sinovial em sela.
Articulação escapulotorácica São 17 os músculos que se fixam ou têm origem na escápula. Esse osso tem duas funções principais relacionadas ao movimento do ombro.
O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano, porém o preço que pagamos pelo seu excesso de mobilidade é a sua instabilidade. A estabilidade do ombro é garantida por elementos estáticos (ligamentos e cápsula articular) e por elementos dinâmicos (músculos do manguito rotador).
As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras. - Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial.