crossorigin="anonymous">
O TRH responsável pelo estímulo à síntese e secreção do TSH é produzido por neurônios parvocelulares situados nos núcleos paraventriculares do hipotálamo médio basal.
O TSH estimula a tireoide a secretar o hormônio tiroxina (T4), que é convertido em triiodotironina (T3), o hormônio ativo que estimula o metabolismo. O hipotálamo, na base do cérebro, produz o hormônio tirotropina-estimulante (TRH), que estimula a hipófise a produzir TSH.
A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro. A hipófise produz o hormônio estimulador da tireoide (TSH), que induz a tiróide a produzir T3 e T4.
O estímulo de TRH sobre a secreção de TSH ocorre pela ativação mediada por receptores via fosfolipase C, o que estimula a mobilização de cálcio intracelular. A estimulação crônica de TRH também aumenta a síntese e glicosilação do TSH, aumentando desta forma a atividade biológica do TSH.
REGULAÇÃO DA SECREÇÃO: A secreção dos hormônios tireoideanos é controlada pelo hormônio hipofisário tireotropina (TSH): Um aumento na liberação de TSH pela adeno-hipófise promove, na tireóide, um aumento na captação de iodeto, na síntese de tireoglobulina e em diversas outras etapas na produção dos hormônios T3 e T4.
A tireoide é uma glândula que se localiza no pescoço, na região que conhecemos como pomo-de-adão. Essa glândula é responsável por produzir os hormônios tiroxina, também chamado de tetraiodotironina (possui quatro átomos de iodo em sua molécula) e o hormônio tri-iodotironina (possui três átomos de iodo em sua molécula).
7 sintomas de problemas na tireoide
Nódulos são muito comuns. As chances de desenvolver nódulos aumenta à medida que você envelhece. Embora os sintomas não sejam comuns, um nódulo grande pode, às vezes, causar dor, rouquidão ou atrapalhar a engolir ou respirar. Os médicos se preocupam com nódulos da tireoide porque eles podem às vezes ser cancerígenos.