Função. A hipoderme apresenta importante funções para o organismo, das quais destacam-se: Reserva de energia: o tecido adiposo armazena energia que pode ser utilizada pelo corpo em momentos de necessidade. Em casos de jejuns prologados, por exemplo, o organismo utilizará a energia acumulada no tecido adiposo.
Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
Está sob a pele, encontrada profundamente à derme, formado por tecido conjuntivo frouxo (areolar) e gordura (panículo adiposo – células gordurosas ou adipócitos).
Corresponde a 16% do peso corporal aproximadamente, apresenta uma superfície aproximada de 1,50m e sua espessura situa-se entre 0,5 e 4 milímetros sendo considerada impermeável, elástica e móvel, protegendo o organismo contra a perda de água e contra o atrito (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1999).
Os tatuadores usam finas agulhas que penetram cerca de 2 milímetros no tecido e, então, injetam gotas de tinta lá dentro, na derme. É por esse motivo que as tatuagens não saem do corpo, enquanto um risco de caneta, que só atinge a epiderme, desaparece com água e sabão.
De acordo com o vídeo, a agulha com tinta penetra a epiderme - a parte superficial da pele - e deposita a tinta na derme, a camada embaixo da epiderme, que contém vasos sanguíneos e nervos. Cada picada da agulha é uma ferida, à qual o corpo reage iniciando um processo inflamatório.
A pele é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.
Como restaurar e fortalecer a barreira da sua pele?
Como recuperar o viço da pele em casa