As características de um sono reparador Quanto a pessoa dorme com qualidade, ela não desperta durante a noite, não tem pesadelos e não sente dores no corpo pela manhã. Ao acordar, a disposição para cumprir as tarefas é maior — ela não foge dos problemas, mas sente que é capaz de resolvê-los.
Apneia do sono Trata-se da obstrução total ou parcial do fluxo de ar na garganta enquanto se dorme, o que não deixa o sono ser reparador. A pessoa sente cansaço e sonolência de dia. Quem dorme ao lado é acordado frequentemente pelos roncos.
Cansaço e irritação constantes são sinais de que você não dorme direito. A hora de dormir é extremamente importante para o nosso organismo, é nesse momento que o corpo relaxa e alguns hormônios são liberados, porém muitos não conseguem descansar devido a distúrbios, como a insônia e o sonambulismo.
Principais distúrbios do sono e o que fazer
Estresse, preocupação, medo, ansiedade e receber más notícias podem causar problemas de sono. Muitas vezes, as perturbações se dissipam quando o distúrbio emocional é resolvido. No entanto, algumas dessas emoções podem eventualmente se transformar em depressão, que também pode causar estragos no sono de uma pessoa.
Dependendo desses sintomas, ele pode ser encaminhado a um otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo a um dentista.
Qualquer médico que tenha em mãos o receituário azul, tipo B, pode receitar medicamentos como Rivotril. Porém, o rivotril é uma medicação tarja preta, que causa dependência física e psíquica, e só deve ser usado com prescrição médica rigorosa, geralmente indicado por médico psiquiatra, e não um médico generalista.
A Apnéia é uma doença na qual os pacientes apresentam várias paradas respiratórias a cada hora de sono. O tratamento pode ser realizado por um profissional especializado nessa área que geralmente é pneumologista, otorrino ou neurologista.
Como mencionei, a medicina do sono serve para avaliar a qualidade do sono e detectar distúrbios que podem estar prejudicando nesse momento. Uma vez detectados, o médico consegue indicar o melhor tratamento, uma vez que esses distúrbios podem prejudicar na qualidade da pessoa como um todo.
Neurologista. Embora a apneia obstrutiva do sono seja principalmente um problema respiratório , outros distúrbios do sono, como apneia central do sono, narcolepsia e insônia, podem estar relacionados a problemas neurológicos.
Como o exame do sono, a polissonografia, é realizada? Conhecida como o exame do sono, a polissonografia é realizada por meio de sensores colocados sobre a pele durante uma noite de sono.
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, que possui como principal função regular o ciclo circadiano, fazendo com que funcione normalmente. Além disso, a melatonina promove o bom funcionamento do organismo e atua como antioxidante.
Como a melatonina atua A melatonina é um hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, que está localizada no cérebro. Ela é produzida quando há ausência de luz e sua função mais estudada e conhecida é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã.
Como a maioria das apresentações da melatonina leva cerca de 45 minutos para alcançar a biodisponibilidade, os pesquisadores recomendam que a melatonina seja tomada aproximadamente uma hora antes da hora de dormir, sempre no mesmo horário.
Há muitos estudos que não conseguiram provar que a melatonina é superior ao placebo no tratamento da insônia crônica. Outros mostraram que a melatonina sintética reduz em apenas cerca de 7 minutos o tempo que o paciente leva para pegar no sono em comparação com o placebo.
De acordo com a Anvisa, "há riscos associados à utilização da melatonina que não podem ser ignorados": o consumo de medicamentos contendo a substância pode causar inchaço da pele, boca ou língua, perda de consciência, depressão, irritabilidade, nervosismo, ansiedade, aumento da pressão arterial e função anormal do ...
A melatonina é um hormônio ligado ao ciclo circadiano, ou seja, a forma como o organismo organiza suas funções quando estamos acordados e durante o sono. A substância começa a ser produzida na glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo se preparar para dormir.
Como a melatonina é um hormônio relacionado ao ciclo do sono, hoje essa substância é indicada para quem tem dificuldade de começar a dormir, de manter o sono ou de ter um descanso de qualidade durante a noite. Isso inclui as seguintes pessoas: Idosos, que costumam ter a melatonina mais baixa naturalmente.
Embora seja uma substância geralmente bem tolerada, a melatonina não deve ser utilizada durante a gravidez e a amamentação ou em pessoas com alergia a qualquer um dos componentes dos comprimidos.
A melatonina deve ser evitada por pessoas com diabetes mellitus , depressão, distúrbios de coagulação do sangue , pressão arterial alta ou baixa, epilepsia ou que estiverem usando qualquer medicamento para prevenir a rejeição de órgãos transplantados.
Após revisar dados de 162 ensaios clínicos, pesquisadores brasileiros concluíram que a melatonina – substância popularmente conhecida como o hormônio do sono – pode proteger o coração contra arritmias, doença arterial coronariana, hipertensão e outros distúrbios cardiovasculares.
Você pode tomar melatonina durante a gravidez? A melatonina, um hormônio que o corpo cria naturalmente para regular o sono e o ciclos de sono-vigília, pode parecer uma solução fácil para um caso de insônia. Entretanto, seu uso durante a gravidez ainda não foi muito bem estudado.
A melatonina é um neuro-hormônio endógeno produzido predominantemente na glândula pineal, sintetizado a partir do triptofano e derivado da serotonina.
Como esse hormônio age em diversos órgãos, ele é fundamental na regularização das funções do corpo como um todo. Sintomas como fadiga e falta de energia, falta de apetite, dor nos músculos e articulações, anemia e infecções frequentes, hipoglicemia e pressão baixa são comuns quando há deficiência em sua produção.