Sujeito e Predicado
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
O sujeito inexistente ocorre no que chamamos de oração sem sujeito, e é acompanhado por um verbo impessoal. Os verbos impessoais não são acompanhados por sujeitos e podem indicar: fenômenos da natureza (chover, nevar, fazer frio, fazer calor etc.); tempo decorrido (ser, fazer, etc.)
É possível constatar que essas orações não têm sujeito. ... Os casos mais comuns de orações sem sujeito da língua portuguesa ocorrem com: a) Verbos que exprimem fenômenos da natureza: Nevar, chover, ventar, gear, trovejar, relampejar, amanhecer, anoitecer, etc.
O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. ... O predicado é essencial para a oração, pois é esse termo que traz todas as informações sobre o sujeito.
O sujeito oculto ou elíptico ocorre quando não está presente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto. Também pode ser chamado de sujeito subentendido, desinencial ou implícito. ... Assim, o sujeito, que não está expresso é “ele”, ou seja, a 3ª pessoa do singular. O mesmo acontece com a segunda oração.
Gramática. Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações. ... Pode ser classificado como sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado.
Resposta. Resposta: A oração tem dois termos essesnciais: sujeito e predicado.
Elemento da oração a respeito do qual damos alguma informação. Seu núcleo (palavra mais importante) pode ser um substantivo, pronome ou palavra substantivada.
Em "As professoras estão em reunião", o sujeito é "as professoras". Como esse sujeito possui apenas um núcleo, ele é classificado como sujeito simples. ... O sujeito apenas seria composto caso fosse formado por dois núcleos como, por exemplo, na frase: "Os professores e os alunos estão em reunião".