Outros sintomas
Por isso, durante este período é recomendado comer alimentos líquidos e pastosos como mingau de aveia, creme de legumes, purê de batata, arroz bem cozido, ovos mexidos ou feijão bem cozido por exemplo, além de ser importante evitar alimentos ácidos como frutas cítricas, já que podem provocar irritações.
Com relação à transmissão ao (à) seu (sua) parceiro (a), até 5 dias após o inicio dos sintomas. Não existe uma transmissão sexual do vírus, mas sim por transmissão respiratória direta que obviamente vai ocorrer durante o ato sexual.
Os sintomas mais característicos são inchaço e dor nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar. Isso porque o vírus da caxumba provoca inflamação nas glândulas responsáveis pela produção de saliva, que ficam na região. Essas glândulas são as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.
Os sintomas iniciais de caxumba, também conhecida por papeira ou parotidite infecciosa, podem demorar entre 14 a 25 dias para surgir e o sinal mais comum é o inchaço entre a orelha e o queixo devido à inflamação das glândulas parótidas, que são glândulas produtoras de saliva, quando são afetadas pelo vírus.
A caxumba é uma doença causada pelo paramyxovirus da classe rubulavirus, um tipo de vírus que acomete caracteristicamente as glândulas parótidas, que são as maiores das três glândulas salivares.
Posso pegar caxumba mais de uma vez? Os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba são muito raros. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro, eventualmente, pode ser afetado em outra ocasião.
Altamente contagiosa, a caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera e as crianças são as mais atingidas.
Vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – SCR.
Trata-se da vacina tríplice viral, que previne caxumba, sarampo e rubéola, e é aplicada nas crianças aos 12 meses de vida, reforçada pela vacina tetra viral (previne caxumba, sarampo, rubéola e catapora), aplicada aos 15 meses de vida.
Todo adulto pode pegar caxumba? Além disso, ela é o tipo de doença que tendo uma vez, o corpo desenvolve uma resposta imunológica que não permite que ela volte. Portanto, adultos que já tiveram caxumba na infância não têm chances de contrair a doença.
A prevenção contra a caxumba é simples: vacinação! A imunização correta pode evitar essa doença. Primeira dose da tríplice viral deve ser ministrada aos 12 meses de idade.
O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose. (2) O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP).