As folhas são um ótimo parâmetro para avaliar a saúde da cultura e identificar se ele está recebendo a quantidade certa de nutrientes, água, luz ou se está sendo atacado por alguma praga. ... Mas, embora o ataque de pragas seja um processo natural, isso pode ser intensificado e tornar-se um grave problema.
Causas – Falta de água, frio, excesso de potássio (junto as nervuras). Sintomas – As pontas das folhas enrolam-se e ficam amarronzadas. Causas – Falta de umidade. ... Sintomas – Planta com folhas mastigadas.
Ao regar demais você pode acabar “afogando” as raízes da planta. Preste atenção na terra: se ela ainda estiver úmida, espere mais um dia para regar. Se você está regando menos do que deveria, a planta começa a derrubar parte de suas folhas para economizar água, e antes das folhas caírem, elas tornam-se amareladas.
No caso das manchas esbranquiçadas, como as relatadas pelo leitor, podem ser sinal de fungos ou cochonilhas, sendo esta última menos comum. ... Mesmo os adubos farelados podem ser agentes facilitadores ao crescimento de fungos, especialmente se a umidade for elevada e se a planta não receber Sol direto.
Inicialmente, o fungo tem coloração esbranquiçada e conforme amadurece, torna-se cinza ou marrom. O principal sintoma das plantas é o amolecimento e podridão do caule e até dos brotos.
os fungos são heterótrofos ( se alimentam de outros seres) e não sintetizam crolofila, não tem celulose na sua parte celular. Enquanto as plantas são autótrofas ( realizam a fotossíntese sintetizando o próprio alimento), possuem a crolofila na parede celular.