Usa-se uma medição indireta quando se pretende medir uma grandeza que é obtida por derivação matemática de outras grandezas medidas diretamente. Por exemplo, medir a área de um retângulo, medir o volume de um sólido regular, medir a concentração de uma solução e medir a massa volúmica de um corpo.
A medição indireta consiste em comparar a peça que se quer medir com outra de dimensão padrão. 2- COMPARADORES São instrumentos que estabelecem os limites máximo e mínimo das dimensões que se deseja comparar. São fabricados de aço-carbono contendo faces de contato temperadas e retificadas.
Para o primeiro caso, trata-se de um tubo mergulhado no líquido do qual se pretende medir o nível. Injecta-se um pequeno caudal de ar no tubo, até este começar a borbulhar pelo extremo inferior. O borbulhamento indica que a pressão dentro do tubo é igual à pressão do líquido junto ao extremo inferior do tubo.
Neste tipo de medição, a tubulação de impulso da parte de baixo do tanque é conectada à câmara de alta pressão do transmissor de nível. ... A câmara de baixa pressão do transmissor de nível, é conectada na tubulação de impulso da parte de cima do tanque onde mede somente a pressão exercida sob a superfície do líqüido.
Assim como a medição de vazão usa a equação de Bernoulli, a medição de nível tem sua base na equação de Pascal. De acordo com esta equação, a pressão (P) é igual à densidade do líquido (ρ) vezes a aceleração devido à gravidade (g) vezes a altura da coluna líquida (h), ou P = ρ * g * h.
Em um transmissor o range é informado na placa de identificação Terminologia Page 29 www.iesa.com.br 30 Alcance (Span): é a diferença algébrica entre os valores superior e inferior da faixa medida (range) do instrumento. No caso do manômetro o alcance é de 10bar (10 – 0 = 10bar).
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
Considere o lado direito da fórmula para corrente (mA), LRV da faixa de corrente padrão é 4mA, Span é a diferença entre LRV (4ma) e URV (20ma) da faixa de corrente padrão teremos 20-4 = 16 mA. Usando esta fórmula podemos calcular mA da PV e também PV a partir da Corrente (mA).
Os componentes do loop de corrente são, basicamente, cinco:
O mAs é resultado da multiplicação do valor colocado no comando (a mA), pelo valor colocado no comando do S (tempo). Se o botão do mA estiver no 200 e o botão do S no 0,25 segundos, o mAs será igual a 50, se colocar o mA no 500 e o tempo no 0,10, também terei 50 mAs.
kV = 2x espessura + constante do aparelho A espessura da região anatômica do paciente que será radiografada deve ser medida no espessômetro, a constante do equipamento depende de alguns fatores do equipamento que está sendo utilizado, algumas referências apresentam o valor da constante entre 20 a 30.
O KV é um coeficiente que aparece em vários componentes do nosso catálogo. Especialmente nos componentes que “interferem” na passagem da água. ... Portanto, é um coeficiente característico de cada válvula, através do qual se podem estabelecer comparações.
O kV (quilovoltagem) é o que mais afeta a qualidade e em menor grau, na quantidade de radiação. Na imagem, é responsável pela escala de contraste (a diferença entre tons de cinza). O mA (miliamperagem), é responsável pela corrente do tubo, ou seja, pela quantidade de radiação.
Se aumentarmos a miliamperagem, aumentamos a intensidade do feixe de raios X, ou seja, aumentamos o nº de fótons no mesmo e vice-versa. Dessa forma conforme a miliamperagem e a intensidade dos raios X todos os padrões de intensidade que atravessam o corpo, também aumentam.