crossorigin="anonymous">
O nó sinoatrial é o marcapasso do coração, e está localizado superior ao sulco terminal do átrio (aurícula) direito, próximo à abertura da veia cava superior. Esse feixe de tecido nervoso propaga os impulsos elétricos e portanto governa o ritmo sinusal de minuto a minuto.
O coração depende de minúsculos impulsos elétricos que são percorridos das câmaras superiores para as inferiores. Estes impulsos normalmente começam no nó sinusal (marcapasso natural do coração) e permitem ao coração bater de forma rítmica.
O estímulo elétrico se propaga pelos átrios, em ondas e através de vias preferenciais chamadas vias internodais. ... O estímulo gerado no nódulo sinusal se propaga pelos átrios e alcança o nódulo A-V e o feixe de Hiss, onde sofre um pequeno retardo.
O Sistema de Condução Cardíaco são as estruturas onde se produz e se transmite o estímulo eléctrico, permitindo a contracção do coração. ... Em um batimento normal, o impulso elétrico é gerado pelo Nó Sinusal, desde onde se propaga para ambos os átrios, causando a contração atrial.
(Síndrome da doença do nó sinusal) Disfunção do nó sinusal refere-se a várias condições que acarretam frequências atriais fisiologicamente inapropriadas. Os sintomas podem ser mínimos ou envolver fraqueza, intolerância a esforços, palpitação e síncope. O diagnóstico é realizado por ECG.
Em um indivíduo normal, em repouso, sua frequência varia entre 50 a 100 disparos por minuto, Por isso, o ritmo normal do coração é denominado ritmo sinusal e a frequência cardíaca normal é entre 50-100 batimentos por minuto (bpm).