Assim, a maior eficiência possível de uma máquina térmica é a de Carnot, que, como provado anteriormente, é sempre menor que a unidade, logo, não existe máquina térmica perfeita com eficiência de 100%.
Resposta:
As máquinas térmicas impulsionaram, por exemplo, a Revolução Industrial. Hoje, muitas máquinas que fazem parte do nosso dia-a-dia operam segundo princípios termodinâmicos (automóvel, geladeira, caldeira, freezer, ar-condicionado, etc.).
Resposta: A primeira máquina a vapor relatada, foi a eolípila (também chamada de "bola de vento"), criada por Heron de Alexandria no século I.
No século I d.C. um inventor grego, Heron de Alexandria, construiu um dispositivo que era constituído por uma esfera de metal com dois furos, dos quais escapava ar quente, vapor, que provinha do aquecimento da água. Este dispositivo criado por Heron era uma máquina térmica: transformava calor em trabalho mecânico.
As primeiras máquinas térmicas, inventada no século XVIII, consumiam grande quantidade de combustível para produzir um trabalho relativamente pequeno. ... A máquina a vapor de Watt passou a ser amplamente usada nas fábricas, sendo consideradas um dos fatores que provocaram a famosa Revolução Industrial.
A ideia de uma máquina simples foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a.C., que estudou as máquinas "Arquimedianas": alavanca, polia, e parafuso. ... Mais tarde outros filósofos gregos definiram as cinco máquinas clássicas (excluindo o plano inclinado) e foram capazes de calcular sua alavancagem.
As máquinas fazem parte da vida e do cotidiano humano há milênios, mas foi só ali pelo final do século XVIII com o advento da Revolução Industrial que as máquinas e equipamentos industriais passaram a ditar a maneira como manufaturamos e modificamos mercadorias.
A indústria está em constante transformação, no início no século XVII, a revolução industrial surgiu com a mecanização e as máquinas a vapor. Quase 100 anos depois, passamos pela era da produção em escala, da eletricidade e da combustão, até chegarmos à automação, a internet, a robótica e aos computadores no século XX.
A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra no final do século XVIII início do século XIX, foi marcada principalmente pelo advento da máquina à vapor na indústria têxtil e locomotiva, nesse período a produção deixou de ser artesanal e passou a ser manufaturada e a produção passou a ser em larga escala.
As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. ... No contexto da economia, na manufatura é iniciada a hierarquização das forças de trabalho em mais qualificadas e menos qualificadas.
Indústria manufatureira refere-se ao uso de ferramentas e do trabalho para produzir bens para serem usados ou comercializados. ... O setor manufatureiro está fortemente associado com a engenharia e o desenho industrial.
Resposta. Manufatura é um processo de produção de bens em série, padronizada, ou seja são produzidos muitos produtos iguais e em grande volume. O processo pode ser manual (origem do termo) ou com a utilização de máquinas. ... Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual.
Manufatura é uma palavra derivada do latim: manu = mão, factura = feitio. Em uma interpretação literal da palavra, manufatura significa fazer com as mãos.
a manufatura é o trabalho produzido à mão com o artesanato, porém as fábricas denomina-se de maquinofatura que é produzido através de máquinas.