Como foi descrito acima, a frequência cardíaca normal varia entre 60 e 100 batimentos por minutos (bpm). Quando o coração está com mais de 100 bpm chamamos de taquicardia. Quando está abaixo dos 60 bpm, chamamos de bradicardia. As palpitações estão associadas normalmente às taquicardias.
Quando estamos com febre, por que nosso batimento cardíaco acelera? Olá, A febre é um sinal de um estado inflamatório do corpo. O corpo inteiro fica quente, os vasos sangüíneos dilatam e o coração bate mais rápido pra "lavar" todas as coisas tóxicas do sangue jogadas lá pela infecção-inflamação.
Coração acelerado: o que pode ser? A sensação de pulso forte e acelerado, geralmente, não vem sozinha. O sintoma costuma ser acompanhado de palpitações, fraquezas, falta de ar, dores no peito, tonturas e desmaios. Em repouso, considera-se como normal ter entre60 a 100 batidas por minuto.
Parece que além dos sintomas clássicos de dor de cabeça, coriza, espirro e febre, a gripe também pode ter influência em seu coração. Uma pesquisa publicada no periódico The New England Journal of Medicine mostra que a doença aumenta substancialmente o risco de ataque cardíaco.
- Adultos: 12 a 20 respirações por minuto (rpm). - Crianças menores de 2 meses: 35 a 60 rpm. - Crianças maiores de 2 meses até 11 meses : 30 a 50 rpm. - Crianças de 12 a 59 meses: 20 a 45 rpm.