EQST

Qual O Objetivo Do Desenvolvimento Humano?

Qual o objetivo do desenvolvimento humano?

O objetivo central do desenvolvimento é melhorar a vida humana. Isso significa ampliar as capacidades, as oportunidades e as escolhas das pessoas.

Quais são as etapas do desenvolvimento do ser humano?

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

Quando é que começa o desenvolvimento do ser humano?

O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina.

O que é o processo de desenvolvimento motor?

O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.

O que é a fase motora reflexiva?

Fase motora reflexa Os reflexos são os primeiros movimentos realizados pelo ser humano são movimentos involuntários e são comandados subcorticalmente e é a base para os movimentos motores reflexos.

Quais são os reflexos primitivos?

REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico .

O que é a motricidade?

A motricidade é a expressão da ação voluntária, a qual deve compreender funções executivas, ritmo, persistência e controle inibitório para realizar uma tarefa ou uma expressão emocional de forma adequada, com eficácia e embutida de começo-meio-fim.

O que é a motricidade fina?

A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.

Como se constrói a motricidade?

A motricidade constrói-se na relação recíproca entre as heranças biológica e sócio-histórica. Vale dizer que, tanto no plano da espécie como no do indivíduo, a motricidade resulta da interação entre o genoma, as condições e características ambientais e os processos sociais em sua historicidade.

Como avaliar a motricidade?

O instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento motor dos escolares foi o Protocolo de testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM, que avalia as seguintes áreas do desenvolvimento: motricidade fina (IM1), motricidade global (IM2), equilíbrio (IM3), esquema corporal (IM4), organização espacial (IM5), ...

O que é uma avaliação motora?

Nesta escala, teste motor é entendido como uma prova específica que permite medir uma determinada característica motora de um indivíduo e comparar seus resultados com os de outros indivíduos. Prova motora é definida como um instrumento que designa um conjunto de atividades marcadas para uma determinada IC.

Como calcular o quociente motor?

O QM é resultado da divisão entre a idade motora de cada setor (IM1 – IM6) pela idade cronológica da criança, obtendo-se, dessa forma, o QM1, QM2, QM3, QM4, QM5 e QM6. Para o cálculo do quociente motor geral (QMG), foi dividida a IMG pela idade cronológica e multiplicada por 100.

Como calcular a idade motora geral?

Para encontrar a idade motora geral (IMG) somaram-se os resultados positivos obtidos nos testes motores, que são expressos em meses e são representados pelo símbolo (1); os valores negativos são representados pelo símbolo (0); A soma dos valores positivos foi dividida pelo número de testes (aqui 5 que são motricidades ...

Qual a importância da avaliação motora?

A avaliação motora tem por finalidade, portanto, fornecer aos educadores, e pesquisadores, informações pertinentes à prescrição de programas e atividades motoras, além da avaliação desses programas em crianças com desvios no sistema motor e problemas de desenvolvimento (HENDERSON, 1992; ROSA NETO, 2002).