A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.
A principal característica das células eucarióticas é a presença de um núcleo definido separando o DNA do restante dos componentes celulares. A presença desse núcleo bem definido dá o nome para a célula, já que a palavra eukarya vem do grego e significa "núcleo verdadeiro".
Resposta: As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. ... Citoplasma: é envolto pela membrana plasmática e é formado pela matriz, organelas e diversos compartimentos envoltos por membranas (organelas).
Questão 5. (UFAL) Uma célula é classificada como eucariótica se contiver: ... As células eucariontes possuem um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Entretanto, outras características podem ser analisadas parar avaliar se uma célula é ou não eucariótica, como é o caso da presença de organelas membranosas.
As células são classificadas em: Procarióticas: células muito simples, que são as bactérias. Eucarióticas: células muito complexas, as plantas e animais são formados por esse tipo de célula.
As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.
Organelas não membranosas (Organelos não membranares)
Organelas Membranosas São organelas maiores e complexas, geralmente desempenhando mais de uma função metabólica. Exemplos: retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias.
Esses compartimentos são as organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, a mitocôndria e os cloroplastos. Essas células também possuem citoesqueleto, portanto, realizam endocitose e exocitose.
Mitocôndrias - são as organelas celulares responsáveis pela respiração celular, processo no qual as células conseguem produzir ATP por meio da oxidação de moléculas orgânicas. O ATP é a molécula que armazena energia para as principais atividades celulares.
Esses organoides apresentam alguma função de autodestruição celular? Sim. Temos os processos de autólise e apoptose. O processo de autólise é uma autodestruição celular que ocorre quando o lisossomo se quebra liberando enzimas no citoplasma, destruindo assim a existência da célula.