“Tem a honra de convidar” é uma expressão usada para solenidades de caráter muito formal e deve ser usada quando quem convida tem, entre seus convidados, pessoas com hierarquia igual ou superior à sua. Caso contrário a expressão correta é “Tem o prazer de receber”.
Regência do verbo “convidar”: convidar alguém a/para alguma coisa. Gostaríamos de convidar você para nossa festa de bodas de prata. Substituindo esse complemento pelo pronome correto, temos: Gostaríamos de convidá-lo para nossa festa de bodas de prata.
E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.
Aonde você foi? É a forma gramaticalmente correta. O uso do advérbio interrogativo "aonde" é usado nas mesmas circunstâncias do "onde", porém com uma pequena diferença: A regra prática diz que devemos usar "aonde" quando o verbo da oração indica movimento.
"onde" é usado com verbos que expressam ideia de estado ou permanência. ... "aonde" é usado com verbos que expressam ideia de movimento. Ex: Aonde você vai com tanta pressa? Aonde ela quer chegar?
O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. ... Na dúvida sempre faça uma pergunta ao verbo: se a resposta tiver um sujeito, então é pronome do caso reto, caso contrário, será objeto.
Tais sentenças estão, segundo a norma culta, gramaticalmente incorretas e devem ser evitadas. As frases deveriam ser escritas da seguinte forma: “Empresta o livro para eu ler” e “Trouxe um sanduíche para eu comer depois”. Nessas situações, o pronome pessoal eu tem a função de sujeito do verbo no infinitivo.
Tanto "Parabéns para mim" quanto "Parabéns pra mim" estão corretos, porem deve - se atentar a quem se está se dirigindo, bem como, o contexto da frase. Assim sendo, "Parabéns para mim" pode ser usado em um contexto, mais formal, enquanto "Parabéns pra mim" pode ser usado em um cenário mais informal.
Para mim: quando usar? Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são sempre precedidos de uma preposição e devem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto indireto. Assim, a expressão para mim deverá ser usada quando assume a função de objeto indireto.
Para mim: quando exerce a função de objeto indireto na oração, sendo sempre precedido de uma preposição que, nesse caso, é o “para”: comprou para mim; escreveu para mim; etc. Para eu: exerce a função de sujeito da oração, sendo sempre acompanhado de um verbo no infinitivo: para eu comprar; para eu escrever; etc.
Hoje é o meu aniversário e quero agradecer a Deus. Pois sinto o coração cheio de gratidão, pela minha vida, pelos meus amigos, pela minha família. Eu Te agradeço, Senhor, por mais este ano com que me abençoaste! Sinto que viver é um grande privilégio, e que cada novo dia com que nos presenteias é uma grande dádiva.
substantivo masculino plural Felicitações, congratulações, que significam cumprimentos dirigidos a alguém por alguma coisa: parabéns pelo seu aniversário.
Se o "parabéns" estiver no sentido de parabenizar alguém por alguma coisa, o correto seria "congratulations to me". Entretanto, se o parabéns se refere ao seu aniversário, é comum usarmos o "happy birthday to me", que significa "feliz aniversário para mim".
Happy birthday to me. Feliz aniversário para mim. Happy birthday to me.
Para dizer feliz aniversário em inglês, dizemos: happy birthday. É importante estarmos atento para a diferença entre birthday e anniversary: birthday é utilizado para algo que nasceu (pessoas) e anniversary é utilizado para datas comemorativas (como casamentos).