crossorigin="anonymous">
O custo está relacionado às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. Já a despesa se refere aos gastos não relacionados ao produto final, como as despesas administrativas. ... Se você tem dúvidas sobre custo e despesa e, principalmente, quer aprender como diferenciar os dois, esse artigo é para você.
Dentro do conceito dos 4 Ps do marketing, preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira como o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor. É o mercado que define o preço, mas é o cliente quem define o quanto está disposto a pagar.
A definição do preço adequado de venda de um produto/serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, somado as despesas variáveis e fixas proporcionais.
Divida o custo de produção pelo total de unidades para obter o custo médio para produzir uma unidade. Em nosso exemplo, divida R$ 89.
Os Custos de Transformação são chamados também de Custos de Conversão. Custo de Transformação = mão-de-obra Direta + Custos Indiretos de Fabricação.
Utilizando o método do custeio por absorção, seu custo unitário fica assim:
Como calcular o CPV? O cálculo do CPV leva em consideração variáveis importantes, como: saldo de estoque, gastos com a produção (matéria prima), custo com a mão de obra e preço de estoque. A fórmula do Custo de Produtos Vendidos é a seguinte: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.
Cabe destacar que este método consiste na apropriação de todos os CUSTOS de produção (custos fixos e variáveis). Muito fácil até aqui né?...Resolução questão 18 – Exame Suficiência Bacharel Ciências Contábeis 2014-2.