Administração da vacina contra a poliomielite A vacina contra poliomielite deve ser administrada por via injetável e oral apenas na terceira dose, dada aos 6 meses de idade. Cada dose oral corresponde a duas gotas, que equivalem a 0,1ml, ou de acordo com as especificações de cada fabricante.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Depois de aberto, este medicamento pode ser utilizado em até 7 dias desde que mantidas as condições assépticas e a temperatura entre +2º e +8ºC. A vacina apresenta-se como uma solução injetável límpida e sem cor.
Esta vacina já vem diluída. Após aberto o frasco, mantendo as condições de temperatura e assepsia adequada, a validade do seu conteúdo é 7 dias.
O efeito da vacina tem duração de um ano, pois o vírus da gripe sofre constantes mutações. Assim, a composição das vacinas é renovada sempre para acompanhar as suas transformações. De acordo com a resolução da ANVISA, a vacina de influenza trivalente de 2021 deverá conter os seguintes vírus: Influenza A (H1N1)
A imunização ativa natural ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente patogênico natural, adquirindo a doença. Pode-se introduzir o agente patogênico atenuado ou mesmo o antígeno desse agente em processo denominado vacinação, é a imunização ativa artificial.
Na forma natural, a imunidade é adquirida devido ao desenvolvimento de uma infecção. A pessoa pode, por exemplo, entrar em contato com um vírus e produzir anticorpos contra ele. Já na forma artificial, o antígeno é colocado no corpo. Essa forma de imunidade é conseguida graças às vacinas.
As vacinas devem ser tomadas por toda a vida, a fim de induzirem o nosso corpo a produzir respostas imunológicas e assim, nos proteger de doenças com objetivo de erradicá-las. Ou seja, o simples ato de se vacinar é muito importante para a prevenção de muitas doenças e vai além da prevenção individual.