Briófitas: são as menos evoluídas por não apresentarem vasos condutores de seiva; Pteridófitas: são as segundas menos evoluídas, por não apresentarem sementes. Gimnospermas: são as segundas mais evoluídas, mas não apresentam fruto. Angiospermas: são as mais evoluídas por apresentarem vasos, sementes, flores e frutos.
As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...
Germinação Epígea: os cotilédones se elevam acima do solo. É típica das dicotiledôneas. Germinação Hipógea: os cotilédones permanecem no solo. É típica das monocotiledôneas.
O zigoto sofre várias divisões mitóticas, dando origem ao embrião, e o núcleo triplóide, também por divisões mitóticas, dá origem ao endosperma, tecido triplóide que muitas vezes acumula reservas nutritivas, utilizadas pelo embrião durante seu desenvolvimento.
As árvores, como a maioria das plantas superiores, possuem raízes, caules, folhas, flores e frutos. O que diferencia as árvores das demais plantas superiores é a presença de um caule com eixo principal (tronco), entre a copa e as raízes.