crossorigin="anonymous">
O bicarbonato de amônio é um sal de fórmula NH4HCO3, muito utilizado na produção de bolos, pães e biscoitos, uma vez que acaba liberando de forma rápida os gases que promoverão crescimento da massa, com a vantagem de ser insípido. Já o bicarbonato de sódio é um sal de fórmula NaHCO3 que possui diversos empregos.
Essa substância alcalina está presente na fórmula de alguns produtos de limpeza, alisantes de cabelo e fertilizantes. Ela serve para deixar o forno limpinho, sem precisar esfregar, e até para tirar manchas de roupas!
Se um composto de cloro ou um desinfectante com cloro for ingerido e essa pessoa se sentir doente em consequência dessa acção, deve procurar assistência médica. O cloro é um químico usado externamente na indústria e que se encontra em alguns produtos domésticos, tais como soluções usadas para limpeza e desinfecção.
Para combater os odores de sua casa, experimente colocar um pouco de bicarbonato de sódio no fundo da lixeira. A natureza alcalina do bicarbonato de sódio vai absorver os odores.
Nesta concentração baixa dificilmente causa a morte em uma pessoa saudável (a não ser em organismos debilitados), mas pode causar problemas (diarréia, irritação das mucosas, enjôo, mal-estar). A longo prazo pode ser cancerígeno.
Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.