crossorigin="anonymous">
Origem. As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício de verão e a época da colheita.
O estudo por trás da festa junina pode ser trabalhado de várias maneiras e em diversas disciplinas — como Arte, Educação Física, Ensino Religioso, História e Literatura — com o objetivo de desenvolver as competências do aluno.
A festa junina é um evento cultural por excelência, pois carrega influências de povos variados, destaca o folclore e os costumes da zona rural do nosso país e traz comidas e trajes típicos. Além disso, são realizadas muitas brincadeiras, algo muito pertinente na realidade da Educação Infantil.
Os balões foram criados para lembrar as pessoas do início da festa. ... As bandeirolas surgiram por causa dos três santos: são João, santo Antônio e são Pedro, onde estes eram pregados nas bandeiras para serem admirados durante a festa.
As comidas de festa junina são tudo de bom, não é mesmo? Bolo, cachorro quente, quentão, maçã do amor, pamonha…...SUDESTE
Existem duas explicações para a origem do termo “festa junina”. A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.