Na história vários povos diferentes usaram sistemas de numeração, e existem alguns deles que foram mais estudados: os sistemas de numeração chinês, maia, egípcio, romano e babilônico. O sistema numeração que adotamos hoje não apareceu pronto tal como é, mas foi sendo aperfeiçoado com o passar do tempo.
Verificado por especialistas. Alguns exemplos de sistemas de numeração usados até hoje são: sistema de numeração decimal, sistema de numeração romano e sistema de numeração egípcio. O sistema de numeração decimal é posicional, pois o valor do algarismo é alterado em função de sua posição no número.
Os sistemas de escrita numérica mais antigos que se conhecem são os dos egípcios e dos babilônios, que datam aproximadamente do ano 3500 a.C.. Os egípcio usavam um sistema de agrupamento simples, com base 10.
a) Os sistemas de numeração reconhecidos mundialmente são o Indo-arábico, o Egípcio,o Maia,o Babilônico e o Romano.
A criação do símbolo para o zero se deu por volta do século 5 d.C. Ela ocorreu quando os hindus passaram a representar as quantidades utilizando-se os próprios algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e o princípio posicional sem a utilização do ábaco.
Os egípcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numeração. Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numeração, conhecidos como números romanos.
O sistema de numeração romana (algarismos romanos ou números romanos) desenvolveu-se na Roma Antiga, e foi utilizado em todo o Império Romano. É composto por sete letras maiúsculas do alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M.
Resposta: No indo arábico esse número fica da mesma forma, ou seja, 384.
= na base 60. No sistema babilônico, os símbolos são escritos lado a lado horizontalmente, para representar o zero deixamos um espaço vazio.
Resposta. No sistema de numeração indo arábico esse número permanece como está, ou seja, No sistema de numeração maia e babilônico será necessário colocar os número maiores na base 10 e posteriormente substituir cada número pelo desenho correspondente.
Resposta: O número é escrito em indo-arábico como sendo ثمانية و سبعون مليون و ثلاثة مائة ألف.
O número é escrito em número romanos como: ((LXXVIII)CCC).
Resposta. No indo arábico esse número fica da mesma forma, ou seja, 384.
Algarismos arábicos ou indo-arábicos são os dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, criados com base no sistema numérico Indo-arábico, o sistema mais comum para a representação simbólica de números no mundo atual.
Resposta: se for para escrever por extenso será Vinte e três. O número vinte e três pode ser representado pelo numeral XXIII ( no sistema romano ), pelo numeral 23 ( no sistema indo-arábico ) e de muitas outras maneiras.
No sistema de numeração indo arábico os número ficam da mesma forma, ou seja, 23, 456, 2654, 10356. No sistema de numeração romano fica: XXIII, CDLVI, MMDCLIV, XCCCLVI.