Os dois passos seguintes são comprimir o local com gaze ou pano limpo até estancar o sangue e lavar o ferimento, também com água e sabão, para remover resíduos de sujeira. Tudo isso feito com muito cuidado para não agravar a lesão. Se os cortes forem mais profundos, o mais urgente é estancar o sangramento.
Assim, a primeira e mais comum causa de hemorragia da língua é, de fato, o traumatismo, seja ele desencadeado por disfunções mastigatórias, alimentos ou acidentes de menor ou maior grau. Outras causas incluem leões diversas, em sua grande maioria benignas, como rânulas, aftas complicadas e infecções.
Após extração de um dente é muito comum que surja sangramento, inchaço e dor, o que causa muito desconforto e pode até prejudicar a cicatrização. Assim, existem alguns cuidados que são indicados pelo dentista e que devem ser iniciados logo após a cirurgia.
A cera ortodôntica é uma delas. "Ela é utilizada para proteger a mucosa nos primeiros meses de utilização do aparelho fixo, ou quando alguma ponta de fio esteja machucando", recomenda. Ela proporciona um conforto adicional ao paciente. Caso você faça alguma atividade física, um protetor bucal deve ser utilizado.
Alguns tratamentos Aftas - Um dos problemas mais comuns, as desconfortáveis feridas costumam regredir espontaneamente entre 7 e 14 dias, porém, os especialistas afirmam que é possível prescrever medicações tópicas como pomadas analgésicas e anti-inflamatórias, com o objetivo de diminuir a dor e acelerar a cura.
Uma hemorragia dentária é qualquer perda sanguínea da corrente vascular de forma espontânea, por uma ferida cutânea ou na cavidade oral.
Em média, a cirurgia de extração do siso leva menos de 30 minutos para ser feita (por dente), podendo em alguns casos mais fáceis demorar 5 minutos até, mas pode ser que leve mais tempo conforme o quadro do paciente.
A compressa com gelo ou bolsa térmica gelada nas primeiras 24 horas também é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço proveniente da extração. Outra recomendação é evitar a exposição ao sol e não fazer o consumo de álcool e tabaco antes da retirada dos pontos.