Recursos Humanos é o conjunto de colaboradores de uma organização. A base do setor responsável são as funções de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e benefícios aos trabalhadores.
O departamento de Recursos Humanos (ou gente e gestão) é o que administra tudo relacionado às pessoas de uma empresa. Isso inclui o recrutamento, seleção, contratação, onboarding ou integração, treinamento, promoção, folhas de pagamento, contratos e demissões.
Quais são os objetivos da Administração de Recursos Humanos?
O que é Gestão de Recursos Humanos? A Gestão de RH é uma área estratégica em empresas. Sua missão é fazer com que a organização e o colaborador alcancem os seus objetivos e mantenham uma relação trabalhista vantajosa.
A finalidade do planejamento de RH é desenvolver ações que estejam alinhadas com a estratégia da corporação. ... Para elaborar as ações de RH, é preciso primeiro conhecer o plano estratégico do empreendimento. Isso permite formular planos que estejam alinhados com os objetivos organizacionais.
O planejamento de RH pode ser dividido em quatro etapas principais: recrutamento; seleção de pessoas; treinamento e desenvolvimento dos colaboradores; remuneração.
É o plano de ações que especifica o que cada colaborador deve fazer para alcançar os objetivos, assim como os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas no PE.
O planejamento pessoal permite que as pessoas estabeleçam o próprio conceito de sucesso enquanto definem metas de aprendizado e de crescimento. Isso acontece porque se baseia naquilo que você mais deseja para a carreira, bem como em estratégias e prazos necessários para transformar o objetivo em realidade.
Parte integrante do planejamento estratégico, o planejamento de pessoal viabiliza a identificação de demandas da organização para formação de uma equipe de trabalho bem-sucedida. É um processo contínuo que fornece ao líder e a toda gestão de equipes, a referência individual para modelar a equipe de trabalho.
Logo, um processo de recrutamento e seleção eficaz deve garantir que o candidato seja contratado pensando também no alinhamento dele com a equipe. Assim, o profissional contratado deverá ter sinergia com os demais colegas, apresentando um nível de habilidade equivalente e complementar aos outros.
Um processo seletivo vai além da contratação de profissionais qualificados para atuar na equipe. Para que ele seja realmente eficiente, todas as etapas devem ser realizadas com respeito aos candidatos, contribuindo para a imagem da empresa, a relação dela com diferentes públicos e com possíveis colaboradores no futuro.
O processo de admissão é o procedimento realizado pela empresa para contratar um novo colaborador. ... O processo de como fazer uma admissão engloba desde a abertura da vaga, seleção (escolha do candidato e processo seletivo) e a parte burocrática, que envolve os trâmites legais da contratação.
O processo de seleção de pessoas busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados ao cargo de acordo com as exigências das organizações, com o objetivo de manter ou aumentar a eficiência e, consequentemente, o desempenho da equipe e a eficácia da organização.
Afinal, um processo seletivo de sucesso evita muitos problemas futuros e contribui significativamente para os bons resultados do negócio. Isso porque o recrutamento ajuda a encontrar novos talentos, a identificar os profissionais certos para cada cargo e garantir um alto nível de qualidade do negócio.
As vantagens do recrutamento externo
Além de sanar a curiosidade dos candidatos, feedback influencia a marca empregadora. ... Além de sanar a curiosidade dos profissionais em busca de emprego, o feedback também influencia a maneira pela qual a empresa é vista como marca empregadora e pelo mercado.
Quais são as melhores práticas para dar feedback negativo no processo seletivo?
Como dar feedback de entrevista?